População de Várzea Alegre e região vão poder contar com atendimento Pediátrico no Hospital São Raimundo

28


O município de Várzea Alegre deu mais um passo na busca para melhoria no atendimento às crianças da região. Foi aprovado na manhã de ontem, quarta-feira, 05, em reunião com as Comissões do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE), as recomendações para os repasses financeiros do Estado para o incremento da Clinica Pediátrica para o Hospital Pólo São Raimundo.


O Hospital que mantém os serviços de Clínica Médica, Cirurgia, Traumato Ortopedia, Obstetrícia e Oftalmologia, agora, contará com a clínica especializada no atendimento às crianças.


A instituição vem realizando mais de nove mil atendimentos mensalmente e 41 partos, acolhendo pacientes de nove outros municípios como os municípios de Baixio, Cariús, Cedro, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari.


O município de Várzea Alegre é geograficamente importante para a estratégia da regionalização do SUS no Ceará, ampliar a oferta de serviços no Hospital São Raimundo é ter a certeza que mais cearenses terão acesso a saúde de qualidade, em 9 e daqui a pouco mais municípios de quatro importantes regionais de saúde do nosso Estado, destacou o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi.


O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Fernando Fernandes, acompanhou a reunião, mediou e levou as fotos da instituição para o conhecimento dos conselheiros do Cesau, que diante do exposto aprovaram a liberação de verba para a Clínica Pediátrica. A aprovação dos recursos para que possamos colocar em funcionamento a Clínica Pediátrica no Hospital Pólo São Raimundo é de suma importância. A Clínica Obstétrica precisa da Clínica Pediátrica, pois elas trabalham muito em conjunto e nós estávamos carentes desse serviço, mesmo o hospital já financiando o especialista, o pediatra. Nesse sentindo, a clínica vem garantir o acesso da população à pediatria e fortalecer a humanização dos serviços. Quem ganha com essa aprovação, além do nosso município, são os nove municípios da nossa região”, ressaltou o secretário.


Várzea Alegre integra a 17ª Região de Saúde


Atualmente, o município de Várzea Alegre integra à 17ª Região de Saúde, com sede em Icó. A mudança promove maior equilíbrio demográfico, territorial e na distribuição dos equipamentos de atenção à saúde entre as duas regiões de saúde envolvidas. Com população de 171.156 habitantes em sete municípios e 4.807,5 km2 de área, A Região de Saúde de Icó tem agora população de 211.218 habitantes em oito municípios e 5.643,2 km2 de área.



Hariádina Salveano