A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans) completa 35 anos de trajetória marcada por compromisso e inovação no setor. Neste sábado, dia 27 de abril, a instituição comemora mais um ano de realizações, avaliando os resultados das ações e projetos desenvolvidos ao longo do período.
Durante o último ano, a Fetrans fortaleceu seu papel representativo na defesa dos interesses do setor, trabalhando para o desenvolvimento da mobilidade urbana e aprimoramento dos sistemas de transporte coletivo. Em colaboração com o Programa Despoluir e unidades operacionais do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), a instituição promoveu ações direcionadas à segurança e bem-estar dos trabalhadores.
Em consonância com os princípios de responsabilidade socioambiental, a Fetrans intensificou suas iniciativas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Com o tradicional Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) que chega à sua 21ª edição, a Fetrans busca incentivar medidas ainda mais eficazes em prol do transporte ambientalmente responsável, abrangendo todos os modais e envolvendo mais de 40 empresas participantes.
O Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido e promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pelo SEST SENAT e executado regionalmente pela Fetrans, realizou 31.028 avaliações veiculares ambientais nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão somente no ano de 2023.
O programa promove a avaliação veicular ambiental gratuitamente para o transportador, com o objetivo de priorizar o bem-estar e a saúde dos trabalhadores e da comunidade, buscando a melhoria da qualidade do ar. Em virtude dos atendimentos e das orientações fornecidas pelas equipes do Despoluir, cerca de 98% da frota avaliada se mantêm dentro dos padrões legais, o que significa menos emissões de poluentes e mais qualidade de vida para os trabalhadores do setor e a sociedade.
“Todas essas ações refletem o compromisso da Fetrans em representar seus filiados junto à sociedade civil e poderes públicos, contribuindo para o desenvolvimento do transporte, o bem-estar dos trabalhadores e a preservação do meio ambiente. Por isso, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando em prol de um transporte mais seguro, eficiente e sustentável para todos”, disse a superintendente da Fetrans, Amanda Machado.