Começa nesta quinta a Feira do Cordel Brasileiro em Fortaleza

22


De 17 a 20 de outubro de 2019 a CAIXA Cultural Fortaleza recebe a IV Feira do Cordel Brasileiro, uma realização da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará. A feira traz lançamentos literários, exposição de obras raras, vendas de folhetos de cordel, livros, camisetas e CDs referenciais, além de shows, recitais, palestras, oficinas de xilogravura e de cordel.


Nesta edição, a IV Feira do Cordel Brasileiro é apadrinhada pelos mestres da cultura Chico Pedrosa e Bule-Bule, e presta homenagens a grandes nomes da cultura nordestina: Jackson do Pandeiro (centenário), João Melchíades Ferreira (sesquicentenário), Alberto Porfírio (in memória) e o comunicador Carneiro Portela.


O multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, um dos expoentes do gênero literário e referências da cultura popular, ministra uma palestra ilustrada intitulada ‘Da quadrinha ao galope a beira mar’, no dia 18/10, às 14h. Entre as atrações do evento, estão ainda a xilogravadora Lucélia Borges, o ator e cordelista Edmilson Santini, a dupla de emboladores Marreco e Pinto Branco, o Trio Arupemba e CIA, os Tecelões Teatro com Bonecos, os cantadores Guilherme Nobre e Geraldo Amâncio Pereira, o humorista-cordelista Tranquilino Ripuxado e a repentista Fabiane Ribeiro. Para apresentar pesquisas temáticas, participam Gilmar de Carvalho, Alberto Perdigão, Vládia Lima, Ana Claudia Veras, Stélio Torquato, entre outros.


Também marca presença o renomado ilustrador pernambucano Jô Oliveira, que assina o cartaz da feira. Mestre dos Quadrinhos pelo HQ-MIX (2004), Jô publicou diversas histórias em quadrinhos, tendo várias ilustrações e selos premiados, no Brasil e no exterior.


Primeiro dia


Quinta-feira (17)

Teatro: Jackson do Pandeiro


14h – Abertura:

Participação dos mestres do cordel e da cantoria. Declamação com Klévisson Viana (CE) e Aldanísio Paiva (CE); apresentação com Mestre Bule-Bule (BA), Jefferson Portela (RJ) e Zé Rodrigues (CE), César Barreto (CE) e do Grupo Cordel de Raiz, da EMEF Ernesto Gurgel Valente (Aquiraz/CE)


15h10 – Mesa “O cordel como objeto de pesquisa” Com Gilmar de Carvalho (CE); “Cordel Cearense”, Vládia Lima (CE); “Alberto Porfírio”, Ana Claudia Veras (CE); “Caldeirão” e Alberto Perdigão (CE)- “Jornalismo em Cordel” Mediação do professor e cordelista Stélio Torquato Lima (CE)


Sala de Ensaio: José Pacheco 15h

Oficina de xilogravura com o mestre Francorli (CE) e Lucélia Borges (BA) Café: Luiz Gonzaga


15h40 – Lançamento de folhetos da Cordelaria Flor da Serra (CE)


Sala Multiuso: Palco Alberto Porfírio 16h40

Recital “As mulheres no cordel” com Julie Oliveira (CE), Bia Lopes (CE) e Ivonete Morais (CE)


17h30 – Recital com Dideus Sales (CE)


18h – Repente ao som da viola com Fabiane Ribeiro (MA) e Guilherme Nobre (CE)


19h – Show “Cantigas do Sertão” com José Rodrigues (PE) e o Trio Cabeça de Fósforo (CE), participação especial do mestre Bule-Bule (BA)


19h40 – Recital “Não nego minha raiz” com o “Pequeno Poeta” Regenildo Paiva(CE)


20h – Show “De cantigas e romances” com Eugênio Leandro (CE), participação especial de David Simplício (CE)


Serviço


IV Feira do Cordel Brasileiro


De 17 a 20 de outubro, na Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).

Todos os dias a partir das 14h.

Gratuito

Contato: (85) 3453-2770