Carnaval no Dragão do Mar terá Jazz Series, com três dias de shows com entrada franca

28


O público da capital ganha uma alternativa de programação musical no sábado, domingo e terça de carnaval, com shows em homenagem a John Coltrane, Chet Baker e Thelonious Monk, sempre às 19h, no Teatro do Dragão, reunindo grandes músicos da cena cearense


Um projeto musical reunindo virtuosos instrumentistas e intérpretes cearenses para recriar no palco grandes obras-primas da história do jazz. Assim é o Ceará Jazz Series – Temporada Permanente de Jazz, festival que entra em seu terceiro ano de atividades, após duas temporadas com shows lotados e de muita repercussão, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Abrindo as apresentações de 2017, uma nova e especial atração para os fortalezenses e turistas: uma Mostra Retrospectiva com um “bis” dos shows mais aplaudidos pelo público nas temporadas anteriores do projeto. Serão três apresentações, sábado, domingo e terça de carnaval (dias, 25, 26 e 28/2), em homenagem, respectivamente, a três  dos maiores nomes da história do jazz: John Coltrane, Chet Baker e Thelonious Monk.

 


Cada show parte do repertório de um disco clássico de cada autor, recriando o álbum com uma abordagem contemporânea e pessoal, destacando o talento e a criatividade dos músicos da cena cearense. As apresentações contam com uma escalação de craques do primeiríssimo time da nossa cena instrumental, referência nacional pela excelência em vários naipes, das cordas aos metais, do piano à bateria, dos compositores aos arranjadores. O resultado é um convite a uma experiência diferenciada, unindo um mergulho no universo musical de cada artista homenageado à oportunidade de apreciar todo o talento, a criatividade, o virtuosismo e a capacidade de improvisação e recriação dos maiores nomes da música do Ceará.

 


O Ceará Jazz Series, que vem lotando seus shows no Teatro Dragão do Mar, desde sua estreia em 2015, tem entre seus objetivos contribuir para a formação do público (revivendo grandes álbuns da história do jazz, de forma contextualizada) e apresentar a novos ouvintes obras-primas da história da música, revalorizando tanto o formato disco quanto a magia da música jazz feita ao vivo, de forma única. Outro propósito fundamental é ressaltar o talento e a expertise dos instrumentistas cearenses, de grande produção autoral, mas também capazes de se lançar o desafio de recriar, a seu próprio modo, obras históricas de grandes nomes do jazz, em toda a sua beleza e complexidade.


A temporada 2017 do Ceará Jazz Series começa em grande estilo, com shows em Fortaleza, em pleno carnaval. Oportunidade para ver – ou rever – alguns dos grandes espetáculos que marcaram os dois primeiros anos do festival. Que venha a folia jazzística no Dragão do Mar.


SERVIÇO:


Mostra Retrospectiva – Festival Ceará Jazz Series – Jazz no Carnaval em Fortaleza. Shows com entrada franca, sempre às 19h, no Teatro Dragão do Mar (térreo, ao lado dos cinemas). Ingressos distribuídos na bilheteria do Dragão.


 – Sábado, 25/2 – Show “Giant Steps” – Tributo a John Coltrane. Com Márcio Resende (sax), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (baixo acústico) e David Krebs (bateria).


– Domingo, 26/2 – Show “Tributo a Chet Baker”. Com o trompetista Hugo D´Leon e Stênio Gonçalves (guitarra e piano), Miqueias dos Santos (baixo) e André Benedecti (bateria).


– Terça, 28/2 – Show “Monk´s Songs – Tributo a Thelonious Monk”. Com Yálen Carvalho (voz), Hermano Faltz (guitarra), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (baixo acústico), André Benedecti (bateria) e convidados.