A Prefeitura de Fortaleza estima um orçamento de R$ 14,3 bilhões para 2025, quase 9% maior do que o orçamento em execução nesse ano. O valor foi fixado no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), entregue à Câmara Municipal nesta segunda-feira (15). O documento é o primeiro passo na construção do orçamento municipal, detalhado no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), que é entregue em outubro.
“Mais uma vez, demonstramos o equilíbrio e a saúde fiscal do Município na elaboração da LDO”, destaca o secretário do planejamento, orçamento e gestão, João Marcos Maia, que entregou o projeto de lei ao presidente da CMFor, Gardel Rolim. O incremento de receita é reflexo, entre outros fatores, do incremento de arrecadação do ISS, o Imposto Sobre Serviço, que deve crescer 13% em 2025. “Temos uma economia aquecida, uma inflação mais controlada, um câmbio estável, e esse cenário compõe nossos estudos”, acrescenta o secretário municipal. Para os investimentos, o Município prevê R$ 1,1 bilhão em recursos, mantendo o elevado nível de investimentos dos últimos dois anos.
Consulta pública
Em consulta pública realizada por meio do site Fortaleza Participa, entre 6 e 15 de março, usuários apontaram a drenagem de ruas e praças como prioridade, seguido dos investimentos em equipamentos de educação e saúde, mas é somente no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) que a Prefeitura detalha a alocação dos recursos. A LDO é primeiro passo na construção do Orçamento Municipal e precisa ser votada até junho. Na sequência, a LOA é entregue em outubro.