Palestra discute o impacto da atual conjuntura política e econômica em Fortaleza.

20


O economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann participa, na próxima segunda-feira (4), em Fortaleza, do debate “Reencantar Fortaleza – o conhecimento como estratégia de mudança”, promovido pelo mandato da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE). A ideia é discutir, juntamente com a parlamentar, o impacto da atual conjuntura política e econômica na vida das grandes cidades e, em particular, no contexto urbano de Fortaleza. O evento acontece às 15h, no auditório Rachel de Queiroz, no Bloco de Psicologia da UFC.


Ex-presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e atualmente à frente da Fundação Perseu Abramo, Márcio é autor do livro Reconquistar a Cidade – O conhecimento como estratégia das mudanças, lançado em 2012. Nesse estudo, Pochmann analisa como as cidades brasileiras podem enfrentar os problemas urbanos do presente sem utilizar velhos e superados modelos de cidade industrial. Como soluções possíveis para a construção de uma cidade sustentável, o autor aponta o exercício da cidadania e a busca por conhecimento, alinhados aos conceitos de modernização e descentralização administrativa.


Trajetória

Marcio Pochmann é economista e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre 2007 e 2012, exerceu a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. Foi consultor em diferentes organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outras. É autor de cerca de 50 livros nas áreas de economia, ciências sociais e políticas públicas. 


Direitos Urbanos 

O debate “Reencantar Fortaleza” é mais uma promoção do mandato da deputada federal Luizianne Lins na área de direitos urbanos. Ao longo de 2015, Luizianne foi titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, participando de importantes debates sobre o tema. 

Em novembro, por iniciativa da deputada, foi realizada uma audiência pública para discutir políticas urbanas referentes às Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) nas regiões metropolitanas do País – um dos temas que mais mobilizou os movimentos sociais urbanos na elaboração dos planos diretores pós-estatuto da Cidade. 

Esse tema continua sendo ponto de conflito principalmente diante de grandes projetos das cidades, como ampliação de vias, operações urbanas e revitalização em áreas onde se encontram assentamentos populares ou próximos a eles. A possibilidade de construção de presídios em áreas urbanas e limites para emissão sonora nas atividades em templos religiosos também foram temas discutidos por Luizianne durante os trabalhos da comissão.

______
Serviço: 

Reencantar Fortaleza – o conhecimento como estratégia de mudança. Dia 4 de abril, às 15h. Auditório Rachel de Queiroz, Bloco  da Psicologia, Área 2 do Centro de Humanidades da UFC. Avenida da Universidade, 2700, Benfica. Gratuito.