Dr. Jarbas Barbosa da Silva Jr., do Brasil, foi empossado como diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em cerimônia na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington D.C., nos Estados Unidos.
O mandato de 5 anos de Jarbas Barbosa da Silva Jr. terá início hoje, 1º de fevereiro de 2023. Ele sucederá a Dra. Carissa F. Etienne, da Dominica, que preside a OPAS desde 2012.
Natural do Brasil, Jarbas Barbosa é atualmente diretor assistente da OPAS, tendo liderado os esforços da organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a COVID-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no estado de Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), em Brasília.
A OPAS é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano, a OPAS celebra seu 120º aniversário, trabalhando há mais de um século em prol da saúde e da qualidade de vida dos povos das Américas.
A cerimônia acontece, ontem, 31 de janeiro, e contou com as presenças da Ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trinidade Lima, a Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Xavier Becerra, o cearense Wilames Freire, presidente dp Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS