Inscrições abertas para Seminário de Formação Artística e Cultural

22



Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural, que será realizado de 1º a 3 de dezembro, em Brasília (DF). O objetivo do evento é impulsionar a construção de uma política nacional voltada à formação em arte e cultura. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 30 de novembro, por meio de ficha disponível nesta página. 


O seminário será realizado na Funarte Brasília e na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello – Clube do Choro e terá a participação de gestores públicos, profissionais de cultura e educação, artistas, mestres de culturas populares e representantes de movimentos sociais. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).


Um dos principais temas do seminário será a constituição de uma ampla rede de formação artística e cultural, capaz de articular tanto a rede formal de ensino quanto as diversas escolas livres de arte de todo o Brasil. O intuito é, a partir dessa rede, ampliar a qualidade e o acesso aos cursos. 


A rede formal de ensino estará presente no seminário por meio de representantes de escolas técnicas, escolas de arte, universidades e institutos federais. Foram convidadas mais de 400 instituições, além de secretários de Educação e Cultura de todo País.


Política Nacional de Formação Artística e Cultural


Durante o seminário, será redigida, colaborativamente, a “Carta de Brasília”, que norteará as diretrizes de construção da Política Nacional de Formação Artística e Cultural. A carta se somará às propostas que vêm sendo recolhidas nas rodas de conversa promovidas pela Sefac com as escolas, artistas e gestores.


A construção da Política Nacional das Artes (PNA) também terá destaque no Seminário, sendo tema do primeiro debate previsto na programação, contando com a participação do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco, e dos articuladores do PNA.


Também estarão na pauta do seminário a infraestrutura das escolas, a renumeração dos professores, o reconhecimento dos saberes artísticos e culturais populares, o papel dos agentes culturais e a necessidade de criação da Bolsa-Artista, a exemplo da Bolsa-Atleta, que já vem obtendo consideráveis avanços na área dos esportes.


Durante o evento, serão também anunciadas as Praças CEUs contempladas com os recursos para mobilização social com foco na formação artística e cultural, uma parceria entre a Sefac e a Diretoria de Infraestrutura Cultural (Dinc) do MinC.


Atrações culturais


Aproveitando a presença das escolas de arte, a programação do seminário contará com várias atrações culturais desenvolvidas nas instituições. Os participantes poderão assistir às apresentações da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, Orquestra Retocando (Itaperuna /RJ),  grupo Os Cabinha, banda de lata da Fundação Casa Grande, (Nova Olinda, CE), GRUPU – Grupo de Percussão Erudita da Unicamp, alunos do Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo/Funarte (RJ) e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (RJ). 


A programação contará ainda com a especial participação do multiartista Antônio Nóbrega, que apresentará a aula-espetáculo “Com Passo Sincopado”.


 


Serviço


I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural


Data: 1° a 3 de dezembro de 2015


Local: Funarte e Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello – Clube do Choro – Brasília (DF)


 


Mais informações: 


E-mail: seminário.formação@cultura.gov.br


Ismael Cardoso (61) 2024-2282 


Juliana Santos (61) 2024-2038


Leonardo Menezes (61) 2024-2291



Fonte: Ministério da Cultura