Deputados Jean Wyllys e Chico Alencar (Psol) reforçam a pré-candidatura de João Alfredo para prefeito da capital

18


Na última sexta-feira, 29, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), esteve em Fortaleza para o lançamento das pré-candidaturas do partido, incluindo o pré-candidato a prefeitura de Fortaleza, João Alfredo.


O evento foi iniciado pelos militantes com coro de “Fora Temer, Cunha e Bolsonar”.  Jean falou sobre sua história de vida, desde quando, aos seis anos, ouviu o primeiro insulto em Alagoinha, no interior da Bahia, devido à sua sexualidade. Lembrou também da foi desse período de violência, pobreza e discriminação, nasceu o desejo de mudar não só sua condição, mas de todas as pessoas.


O Debutado em seu mandato na Câmara tem levantado assuntos polêmicos e complexos, mas que merecem discussão da sociedade e do Congresso, como a legalização da maconha e a legalização do aborto.


Jean Wyllys reforçou a necessidade de, especialmente neste momento da vida política do país, termos candidatos e candidatas LGBTs que marquem, sim, a sua posição. Eles não vão ocupar o parlamento apenas pelos LGBTs. E, ainda que fizessem isso, seria legítimo, pois o parlamento está repleto de pessoas e grupos que defendem interesses privados. Mas nenhum LGBT vai lutar apenas pela comunidade LGBT. Eles vão lutar também por essa comunidade e por outros direitos. Nós temos direito à educação, à saúde, à moradia. Por isso, a luta pelos direitos LGBTs é pelos direitos de todos e todas destacou.


O pré-candidato à Prefeitura da capital, João Alfredo colocou o desafio de representar as vozes dos que lutam por uma cidade melhor. Nós poderíamos falar horas seguidas de todas as formas de opressão e de injustiça que existem em nossa cidade, mas eu quero falar da Fortaleza que resiste, disse, para em seguida relembrar as lutas em defesa da natureza, como a ocupação do Cocó, e em defesa da vida, como ocorre no Bom Jardim. Eu quero que a gente possa juntar todas essas nossas resistências. Para nós, a luta contra a exploração econômica é a mesma luta contra a dominação política e contra a intolerância“. E nós, enfatizou,não queremos nenhum direito a menos.


Já no domingo o deputado federal Chico Alencar (Psol RJ) participou da convenção, onde homologou a candidato do PSOL à Prefeitura de Fortaleza, vereador João Alfredo, ao lado de sua vice, Raquel Dias (PCB), o evento aconteceu na sede do partido.


João Alfredo destacou que as candidaturas do Psol e PCB vão apresentar um novo jeito de fazer política e prometeu apontar as contradições da gestão atual. A chapa terá o slogan “A Fortaleza que resiste”.


O deputado federal Chico Alencar conferiu o ato em nome da direção nacional do partido. Em discurso, ele disse que a política está sequestrada pelo poder econômico. Segundo Alencar, “precisamos resgatar a política”. Vários grupos representantes de movimentos sociais prestigiaram a convenção.



Hariádina Salveano