Cresce movimento por Diretas Já em todo o Brasil

14


O deputado Elmano Freitas (PT) voltou a defender, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a aprovação, no Congresso Nacional, da PEC 227/2016, de autoria do dep. federal Miro Teixeira (Rede/RJ), que prevê eleições diretas no caso de renúncia ou cassação de mandato do presidente e do vice, independente do momento em que ocorra.


Na avaliação de Elmano Freitas, as eleições diretas seriam a melhor solução para esse grave momento, em que há denúncias envolvendo o presidente da República, Michel Temer.  Entendo que o povo brasileiro não reconhece nesses congressistas atuais a menor autoridade moral para que elejam um novo presidente, avaliou o parlamentar.


Juristas de todo Brasil também defendem a aprovação de uma emenda constitucional que possibilite a realização de eleições diretas no país. Para os juristas e professores ouvidos pela Agência PT de Notícias, a realização do pleito daria eficiência à democracia e legitimidade ao governo federal. Os prejuízos para o Brasil pós- golpe, caso o atual Congresso – responsável por eleger Eduardo Cunha presidente da Câmara – eleja indiretamente um novo presidente seriam enormes. O coletivo Frente Brasil de Juristas pela Democracia também fechou apoio à realização de eleições diretas. A frente possui grupos consolidados em todos os estados da federação. Atualmente, em caso de vacância nos últimos dois anos de mandato, o Congresso elege indiretamente presidente e vice-presidente da República.


Fonte: Comunicação Al e Agência PT de Notícias