Conselho Estadual de Saúde do Ceará compõe nova Mesa Diretora

36


 


Na manhã dessa segunda-feira, 20, o Pleno do Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE), em sua 456ª reunião extraordinária, recompôs a Mesa Diretora e elegeu como presidente o representante do segmento Gestão, Henrique Javi e como secretária geral, a representante do segmento de Usuários, Ana Botelho.


Eleito por unanimidade em seu segmento, o secretário da Saúde Henrique Javi, ressaltou a importância do trabalho coletivo do Conselho Estadual para o controle social e para Sistema Único de Saúde. Com o trabalho conjunto, cooperado entre os três segmentos que representam esse Conselho, focando nas políticas públicas de saúde, podemos fazer valer todo nosso trabalho, destacou o novo presidente.


Hoje o Pleno do Cesau, me deu um voto de confiança. Não represento, apenas as pessoas com deficiência, represento todos os usuários e busco melhorias de um SUS com qualidade e equidade, falou a conselheira Ana Botelho, que representante das Entidades de Pessoas com Deficiência e foi escolhida para ocupar o assento de secretária geral.


A Mesa Diretora que cumprirá o mandato até março 2018, conta também com o vice-presidente, o conselheiro Marcos Coelho Parahyba, representante de usuários pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e a Secretária Adjunta, a conselheira Francisca Lúcia Nunes de Arruda, representante das Entidades Estaduais dos Enfermeiros. Os novos membros da Mesa foram empossados pela secretária adjunta da Saúde, Isabel Cavalcanti, ainda pela manhã.


Saiba mais


A Mesa Diretora do Cesau-CE, eleita pelo Plenário, é composta pelos seguintes cargos: Presidência, Vice-presidência, Secretaria-geral e Secretaria-Adjunta, para um mandato de dois anos. Desde 2008, o presidente do Cesau-CE é eleito diretamente pelos conselheiros. Até então, a presidência do Conselho era cargo nato do secretário da Saúde do Estado.


Cabe à Mesa Diretora, a responsabilidade por toda a condução dos processos administrativos e políticos a serem deliberados pelo Pleno. Outra competência da Mesa do Conselho, que trabalha de forma colegiada, é promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, para garantir a intersetorialidade do Controle Social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Cesau-CE