Blocos de Pré-Carnaval garantem folia ainda neste janeiro

22

O primeiro grito oficial de Carnaval neste 2020 será dado em 22 de fevereiro, um sábado, seguindo até a quarta-feira de cinzas no dia 26. Tão aguardadas quanto o período momino oficial, porém, são as prévias da folia, marcadas já para este janeiro, quando abrem-se as agendas de blocos de Pré-Carnaval. Comprometidas a fazerem tremer desde os corpos dos brincantes de ocasião até os de foliões fervorosos, estão batucadas diversas do período, do Luxo da Aldeia ao Maracatu Solar.

 

A data oficial de início do Pré-Carnaval promovido pela Prefeitura de Fortaleza via Secretaria da Cultura é no próximo dia 24. Enquanto isso, os resultados das chamadas públicas lançadas pela Secultfor para contratação e apoio aos blocos e artistas que se apresentarão na festa – o Edital de Apoio aos Blocos de Rua do Ciclo Carnavalesco 2020 e o Credenciamento de Artistas para o Ciclo Carnavalesco 2020 – devem chegar a público na semana que vem. Enquanto as informações não chegam, iniciativas descoladas do apoio do poder público desenham seus calendários carnavalescos.

 

Pingo de Fortaleza, que comanda o Maracatu Solar, aponta que o trabalho do bloco – que neste ano atua norteado pelo mote “Obaluaê – Nossos Medos Viemos Cantar” – segue se consolidando em discutir questões para além da folia. “A gente trabalha um tema procurando fazer articulação com temáticas atuais. No caso, vamos tratar de solidão e depressão através do orixá Obaluaê”, adianta.

 

“Nossa expectativa é positiva porque temos conseguido agregar valores e pessoas em torno das nossas iniciativas”, avança o artista. Na programação de 2020 do Solar, estão previstas rodas de conversa, oficinas e ensaios abertos, que acontecerão no estacionamento da Adufc (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará). A agenda já começa na próxima terça, 7, com a mesa redonda “O arquétipo de Obaluaê” (mães e pais de santo), às 18 horas, na sede do Solar.

 

O também já tradicional Luxo da Aldeia abre os trabalhos na metade do mês, enquanto mais para o final de janeiro o projeto Afterbloco(s) irá reunir blocos de rua e DJs no Complexo Armazém, na Praia de Iracema, propondo novas formas de pré-carnavalizar. Há, ainda, as novidades de programação do Hospício Cultural ainda no início do ano. Confira algumas das agendas já confirmadas!

 

Maracatu Solar

 

A partir da próxima terça e até o carnaval, o grupo irá se reunir em rodas de conversa seguidas de ensaios de rua de batuque e dança às terças, oficinas seguidas de ensaios às quintas e, aos sábados, ocorrem os ensaios gerais no estacionamento da Adufc. Toda a programação é gratuita.

 

Quando: programação às terças, quintas e sábados de janeiro e fevereiro. Na terça, 7, às 18 horas, mesa redonda “O arquétipo de Obaluaê (mães e pais de santo). Na quinta, 7, às 16 horas, oficina de reparos de instrumentos. No sábado, 11, às 18 horas, primeiro ensaio aberto do Maracatu Solar 2020.

 

Onde: Sede do Solar (avenida da Universidade, 2333 – Benfica) e estacionamento da Adufc (av. da Universidade, 2346)

 

Mais informações: (85) 3226.1189 / @maracatusolar / facebook.com/maracatusolar

 

Afterbloco(s)

 

O projeto procura esticar as festas de Pré do começo do ano a partir da união de blocos, DJs e conjuntos musicais no Complexo Armazém, na Praia de Iracema, a partir do dia 18 de janeiro. A programação se estende por cinco semanas tendo como atrações residentes a Banda Bode Beat, do Iracema Bode Beat, e o DJ André Guerreiro. Estão previstas participações dos grupos Transacionais, DuBaile, Super Banda, Pra Quem Gosta é Bom e dos DJs Nego Célio, Guga de Castro, DJ RB, Albano Seletor e Thales. O Afterbloco(s) é promovido por Tauí Castro, Vitor Veras, Lucas Cardoso, Carlos Moita, Artur Colares e André Guerreiro.

 

Quando: abertura no dia 18 de janeiro, às 21 horas, com Iracema Bode Beat, Os Transacionais e DJs André Guerreiro, Nêgo Célio e RB

 

Onde: Complexo Armazém (av. Almirante Barroso Justa, 444 – Praia de Iracema)

 

Luxo da Aldeia

 

Presença relevante e indispensável nas folias dos anos anteriores, o Luxo da Aldeia ainda está fechando as datas para poder divulgar a programação mais completa e robusta do período pré-carnavalesco. No entanto, já existem duas festas com data marcada, uma em janeiro e outra em fevereiro, ambas no Café Couture. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

 

Quando: dia 12 de janeiro e dia 16 de fevereiro

 

Onde: Café Couture (rua dos Tabajaras, 554 – Praia de Iracema)

 

Quanto: R$ 15

 

Informações: www.luxodaaldeia.com.br/

 

@luxodaaldeia / www.facebook.com/luxodaaldeia

 

Hospício Cultural

 

Na toada do carnaval de rua, o bloco Hospício Cultural, que surgiu em 2017, propõe a ocupação de espaços públicos no bairro Benfica. Em todos os finais de semana até o Carnaval haverá, pelo menos, um pré-carnaval do grupo, começando neste sábado, 4, com um evento no Gentilândia Bar. Já no domingo, 5, o Raimundo dos Queijos recebe o Hospício Cultural a partir de 11 horas. O restante da programação se divide entre o Gentilândia Bar e a Praça João Gentil.

 

Quando: todos os finais de semana antes do Carnaval em dias variados. Abertura neste sábado, 4, às 17 horas

 

Onde: Gentilândia Bar (rua Paulino Nogueira, 91 – Benfica)

 

Mais informações e agenda completa: www.facebook.com/blocohospiciocultural/ e @blocohospicio

 

 

Fonte: Jornal O Povo