Audiência pública discute situação dos vigilantes no Ceará

48


A audiência pública aconteceu na última terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Ceará e discutiu a situação dos vigilantes e agentes de segurança do Estado do Ceará. Com requerimento do deputado Elmano Freitas (PT), a reunião aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. e contou com a participação de representantes do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará (Sindvigilantes) e de outros órgãos públicos estaduais.


Segundo o parlamentar, o Sindicato dos Vigilantes comunicou diversas dificuldades enfrentadas pelos profissionais, que trabalham em empresas prestadoras de serviços no Estado. “Diante da gravidade das ocorrências apresentadas, solicitei a audiência para buscar soluções dos problemas enfrentados por essa categoria”, assinalou.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Ceará, Daniel Borges, a pauta da categoria na reunião será o problema em alguns repasses de verbas para os vigilantes, bem como a não elucidação dos assassinatos dos vigilantes ocorridos este ano no Ceará. “Alguns valores, como a nossa data base e a intrajornada não vem sendo repassados pelo Estado. Também vamos debater sobre o número de vigilantes, que vem diminuindo. O governo disse que era para que houvesse uma adequação financeira para os vigilantes, mas até agora muitos foram demitidos e essa adequação ainda não ocorreu. E o principal foco é a questão da morte dos vigilantes; este ano já morreram oito e nenhum crime teve uma elucidação. Queremos respostas e pessoas presas por estes crimes”, disse.


Além do Sindvigilantes, a audiência contará com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).