Abril para Leitura 2024 começa na próxima quarta 3 no CCBNB Fortaleza

208

O Abril para Leitura 2024, promovido pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB), começa na próxima quarta-feira, dia 3, e segue até o dia 30. Com curadoria da escritora e produtora cultural cearense Sara Síntique, a programação especial celebra a diversidade literária cearense com atividades que abrangem uma mostra literária em comemoração aos 10 anos da editora independente Substânsia.

A programação conta com lançamentos de livros de autores e autoras de gerações diversas, feira de livros, peças infantis, shows e oficinas de escrita criativa, abrangendo a concepção da arte da palavra de forma interdisciplinar. Incluindo atividades especiais no dia 18, Dia do Livro Infantil. E o lançamento da revista Cangaço, com shows de bandas de rock cearenses, no dia 13. Entre várias outras ações.

O Abril para Leitura terá, ainda, como convidada, a escritora Amara Moira (SP), encerrando a programação com uma oficina de escrita literária e palestra sobre as escritas trans na literatura brasileira.

Glória Diógenes, Tércia Montenegro, Alan Mendonça, Keila Rodrigues, Maria Vitória, Argentina Castro, Cris Castro, Nathan Matos, Rejane Nascimento, Isabel Costa, Kieza Fran,, Kinaya Black, Madjer de Souza Pontes, Daniel Firmino, Talles Azigon, Heloísa Vasconcelos, entre outros, estão entre os participantes da programação especial.

Começando na quarta, dia 3, e seguindo até sexta, 5 de abril, a Mostra Substânsia: 10 Anos de Literatura Cearense celebra o livro e a literatura e conta com debates sobre literatura, mercado editorial cearense, lançamento de livro, sarau e feira com livros de editoras independentes do Ceará.

A programação se inicia na quarta, 3 de abril, às 18h30, com roda de conversa sob o tema “Editoras Independentes e a Literatura Contemporânea do Ceará”, com participação das editoras Moinhos (Nathan Matos), Editora Karuá (Rejane Nascimento), Radiadora (Alan Mendonça) e Editora Aliás (Anna K Lima), e se encerra com um sarau, com diversas participações e microfone aberto (com inscrições).

A mostra prossegue na quinta-feira, 4 de abril, às 15h, com uma roda de conversa sobre a produção literária contemporânea do Ceará, com Kieza Fran (Sobral), Kinaya Black (Quixadá) e Isabel Costa (Cascavel). No mesmo dia, às 19h, acontece o lançamento do segundo livro de Madjer de Souza Pontes (Pedra Branca) — “o verso desdobra o tempo” — editado por Daniel Firmino (Irauçuba) e Talles Azigon (Fortaleza).

Na sexta-feira, 5 de abril, a programação acontece a partir das 15h e conta com uma palestra sobre o tema “Mulheres Escritoras do Século XIX”, com a escritora e jornalista Heloísa Vasconcelos, autora da obra “Ipomeias: Mulheres do Século XIX na Imprensa Cearense”, e a realização de uma Feira de Editoras e Escritores Independentes do Ceará.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here