A juventude rural discute em Festival a luta por desenvolvimento sustentável

18


Para discutir o papel dos jovens rurais na sociedade, na luta por desenvolvimento sustentável, a CUT Ceará e Federação dos Trabalhadores(as) Rurais do Ceará realizam o 4º Festival da Juventude Rural, que será realizado entre os dias 07 e 10 de junho de 2016 no Sesc Iparana, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com o tema “A juventude rural na luta por desenvolvimento sustentável com sucessão rural”, o Festival deve atrair centenas de jovens de todas as regiões do Ceará.


O Festival tem como objetivo promover a formação política desse público jovem com foco nos trabalhadores rurais, capacitar e promover a troca de experiências em educação, cultura e esporte, e criar uma rede de jovens agentes de desenvolvimento cultural. E toda a programação do evento constará de debates sobre o papel político-social da juventude na sociedade, com ênfase para o papel dos jovens do campo.


As experiências dos Festivais da Juventude Rural têm crescido em todos os quatro cantos do Brasil, tanto nos níveis municipais, regionais, estaduais ou nacional. Em todas elas, estão estampadas as bandeiras da juventude rural por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade, que possibilite ao(à) jovem permanecer no campo com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental, condições de trabalho decente e políticas públicas diferenciadas.