Vem aí o III Festival Internacional de Máscaras do Cariri

92

O Festival Internacional de Máscaras nasce em 2015, tendo como finalidade acompanhar o processo teórico e prático das artes por meio da máscara cênica. Ele é o primeiro e único festival de máscaras em território brasileiro, com parceria e germinação do Festival de Máscaras de Quebec, no Canadá.

Com o tema “Conexões Afetivas”, a terceira edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) será realizada entre os dias 24 e 29 de maio, nas cidades de Crato e de Juazeiro do Norte. O evento – uma realização da ONG Beatos e Ato Marketing Cultural –, foi aprovado pela Lei Rouanet e conta com uma rede de parcerias como Aço Cearense, SESC Ceará e Pernambuco, Centro Cultura Banco do Nordeste, Secretarias de Cultura de Crato e Juazeiro do Norte, entre outras.

A realização dele acontece de forma bienal, sendo este ano a 3ª edição que deveria ter acontecido em 2020, mas por conta da pandemia só acontecerá este ano.

O objetivo do evento é desenvolver a troca de conhecimento entre os mascaramentos do Cariri com os de outros estados do Brasil – como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina – e com os de países como Argentina, África e Portugal. Além disso, o FIMC também busca promover o engajamento, das comunidades do Cariri na cultura local.

A região do Cariri é conhecida como o berço cultural do Ceará. Essas potencialidades são vistas em vários âmbitos, seja gastronômico, turístico, simbólico e/ou econômico. Esta multiculturalidade contribui para o desenvolvimento territorial da região e também para o fortalecimento da difusão da identidade cultural do Cariri e dos projetos que são realizados aqui, como o FIMC.

O Festival é totalmente gratuito e terá colóquio, cortejos, oficinas, residências, espetáculos, grupos de cultura popular, laboratórios, tendas, exposições, feiras, lançamentos de livros, espetáculos, terreiradas e ações formativas.

A programação completa do FIMC estará no Instagram oficial do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here