Parque Rachel de Queiroz é nova opção de lazer para população de Fortaleza

90

A partir de domingo as pessoas podem contar com atividades ofertadas pela Regional 3, AMC e Seuma

Com a primeira parte da requalificação recém inaugurada, o Parque Rachel de Queiroz já tem acolhido a população em torno do bairro Presidente Kennedy. O investimento em urbanização e paisagismo faz parte do programa Juntos por Fortaleza, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

O Parque abrange 16 trechos no total. Na primeira parte inaugurada, referente aos trechos 1, 2, 5 e 6, a população já conta com calçadão para caminhadas, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes de acesso, quiosques, além de diversos equipamentos para o lazer e prática de esportes, como quadras, Areninha, pet place, espiribol, playground e novos espaços para convivência em contato com a natureza.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT) celebra: “essa transformação traz muitas possibilidades para a população, programação cultural, espaço para as pessoas caminharem, academia ao ar livre, parquinho infantil, além de oportunidade para microempreendedores”.

A dona de casa, Lúcia Dias, comenta sobre a requalificação: “maravilha, eu faço caminhada aqui todo dia, é bom demais. Tomara que continue essa paisagem bonita assim. O que importa é o povo reconhecer e manter”. Eliete Soares é cuidadora e também elogiou a iniciativa: “eu trago meu pet para passear. Aqui, o dia de domingo é bem animado. Espero que continue bonito do jeito que está para servir a todos que moram pela redondeza”.

Ao todo, o Parque possui 10km de extensão, mais de 2.400 espécies de plantas e 9 micro lagoas. É o maior do município e segundo maior do estado. Os demais trechos do Parque seguem em fase de intervenção e beneficiará pessoas dos bairros Monte Castelo, Alagadiço/São Gerardo, Presidente Kennedy, Pici, Antônio Bezerra, Dom Lustosa, Henrique Jorge, Autran Nunes, Vila Ellery, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista, Padre Andrade e Genibaú.

A requalificação do Parque Rachel de Queiroz é uma obra do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), que tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e é gerido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), acontecendo em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Ciclofaixa de Lazer

A partir de domingo (20), a Ciclofaixa de Lazer vai incluir o Parque Rachel de Queiroz no percurso, local que servirá como um novo ponto de apoio aos ciclistas, além do Anfiteatro do Parque do Cocó, na Igreja Nossa Senhora Aparecida e na Cidade da Criança.

Educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizarão atividades para toda família no novo parque a partir de 8h, como distribuição de plaquinhas para incentivar o respeito aos usuários de bicicleta, mais uma edição do Minicircuito de Bike Infantil, e o tabuleiro gigante do trânsito. A Secretaria Regional 3 e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) também vão ofertar aula de ritmos, pula pula para as crianças e distribuição de mudas de plantas.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here