Juazeiro do Norte receberá unidade do Instituto de Prevenção do Câncer do Hospital de Amor

50

O município de Juazeiro do Norte, no Cariri, receberá uma unidade do Instituto de Prevenção do Câncer do colo de útero e de mama do Hospital de Amor, de Barretos, em São Paulo – referência no enfrentamento ao câncer na América Latina. O Estado do Ceará é a 18ª unidade da federação a receber o equipamento moderno, que já é o 25° implantado no País pelo Instituto. Nesta semana, o início da terraplanagem do local doado pela Prefeitura para a implementação do equipamento foi celebrado pelo prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) e pelo senador Eduardo Girão (Novo).

Para levantar recursos para a implementação, a partir de emendas parlamentares, o senador Eduardo Girão garantiu R$ 36 milhões. De acordo com o parlamentar, além de priorizar a saúde dos cearenses, a obra vai gerar mais de 100 empregos diretos e indiretos, desde a construção.

“Para pessoas como eu, o que eu mais penso é em deixar um legado, é de um dia olhar para trás e dizer ‘valeu a pena ter passado por ali’. Daqui há um ano, se Deus quiser, nós vamos entregar à população um equipamento padrão do Hospital de Amor de Barretos”, disse o prefeito.

Com estimativa para entrega no final de 2024, a unidade terá capacidade de atendimento de 250 pessoas por dia. Além do município de Juazeiro, o equipamento também atenderá toda a região do Cariri e cidades do Centro-Sul, somando mais de 150 mil mulheres beneficiadas. Segundo o prefeito Glêdson, a meta é que, com a nova estrutura e tratamento, daqui há cinco anos, os casos letais de câncer de mama e colo de útero da região sejam zerados e não apenas diminuídos.

Investimento

Conforme salientou o prefeito de Juazeiro a obra é de cunho particular, feita por um convênio com o Governo Federal através do Sistema Único de Saúde (SUS), que manterá certo percentual dos investimentos. Entretanto, os municípios poderão também ajudar financeiramente. “Isso é fruto da gestão honesta e íntegra do prefeito de Juazeiro. Depois de 17 estados terem sido contemplados com a sede do Instituto de Prevenção do Câncer, chega ao Ceará e chega pela porta do Cariri. O Hospital de Amor, que é o grande mantenedor de tudo isso, é uma referência na América Latina desse tipo de tratamento”, comemorou Girão, nas redes sociais.

Fonte: Site Opinião

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here