Governo do Ceará garantiu o reajuste integralmente do piso dos professores

270

Foi sancionado nesta terça-feira (02), o Projeto de Lei referente ao reajuste do Piso do Magistério de 14,95%. O vice-presidente da APEOC, professor Reginaldo Pinheiro, foi convidado e participou da cerimônia de sanção do PL, ao lado do governador Elmano de Freitas, e ressaltou durante a transmissão a importância dessa conquista para a valorização dos professores e professoras.

O reajuste é para todos os(as) professores(as) efetivos(as), temporários(as) e aposentados(as). Somente o Estado do Ceará garantiu o reajuste implantado integralmente, fruto de pressão, diálogo qualificado e negociação.

A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, também contou com a presença da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Educação (Seduc), Stella Cavalcante; do vice-presidente do Sindicato Apeoc, Reginaldo Pinheiro; e da tesoureira-geral dessa entidade de classe, Penha Alencar.

“Fizemos um processo de negociação para cumprir o piso nacional dos professores. O diálogo nos permitiu chegar a um entendimento a fim de garantir os 14,95% de aumento na carreira, sendo um reajuste adequado, o que eu considero muito importante como reconhecimento e valorização do nosso magistério. Agradeço à Assembleia Legislativa, que aprovou a matéria por unanimidade. A Apeoc teve postura firme e bastante incisiva na defesa das conquistas da categoria, mas também foi muito inteligente na capacidade de dialogar”, ressalta o governador.

O reajuste beneficia 56.800 docentes – entre ativos, aposentados, pensionistas e temporários. O impacto financeiro é de, aproximadamente, R$ 407 milhões/ano ao Tesouro Estadual. Com a nova tabela, a remuneração para um professor em início de carreira, com 40 horas semanais, será de 6.147,69. Já para um professor no último nível da carreira, com doutorado, passa a R$ 17.642,70. A remuneração inclui as verbas relativas ao vencimento (piso), regência e Parcela Variável de Redistribuição (PVR). Há ainda auxílio alimentação para todos os professores com carreira com 40 horas semanais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here