Festival Afrocearensidades destaca a luta antirracista em exposições, shows, ações formativas e lançamento de livro

21

O Festival Afrocearensidades dá continuidade a uma rica programação com o intuito de  fortalecer o Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará. Chegando à sua quarta semana de atividades, destacam-se encontros e ações que promovem o debate sobre a luta antirracista, o letramento racial, resgate ancestral e o direito às boas memórias.

Por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), o Festival segue com ampla programação distribuída pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e outras instituições parceiras. Além da capital, outros nove municípios realizam ações somadas às mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Confira algumas das ações que começaram na última quarta-feira (22) e vão até domingo (26):

O Museu da Imagem e do Som (Mis) em Fortaleza lançou neste mês de novembro a exposição sobre ancestralidade negro-brasileira, Mostra “Escureci”. Com obras de diversos artistas negros do Ceará, a mostra é norteada pela frase: “O ponto de encontro entre o presente e o futuro é o passado ancestral”. As obras expostas foram produzidas por diversos artistas negros cearenses, sendo eles: arth3mis, Tamires Ferreira, Otávio Rodrigues (Criativoso), Berin,  Amanda Nunes (Crimes Passionais), Flávia Almeida, Um Favela (Ícaro e Adrian), Coletiva Negrada, Felipe Helói, Robson Marques, Nycolas Di, Brooks, Bia Souza (Fotógrafa Marginal) e Alexia Ferreira (Colagem Negra). A exposição é aberta à visitação de quarta-feira a domingo nos horários de funcionamento do Museu, até 4 de dezembro.

Na quinta-feira (23) a programação conta com Abertura da Mostra Altar, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, às 18h, no hall de entrada da Estação das Artes (Fortaleza). A Mostra reúne obras digitais das artistas visuais Aléxia Ferreira e Amanda Nunes que celebram os elementos da ancestralidade, fé e beleza da população negra e latina, exaltados nas imagens de corpos que foram historicamente marginalizados pela sociedade.

Também acontece nesta quinta-feira (23), na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), às 18h, o Lançamento do “Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas”, obra pioneira em trazer especialistas brasileiros e latino-americanos pertencentes aos grupos mais histórica e socialmente discriminados (negros, mulheres, indígenas, judeus) abordando a discriminação, os racismos e as relações étnicas em nosso país, por meio de 53 verbetes. O evento terá cerimonial de Yasmin Djalo, seguida da roda de conversa “Conversando sobre identidade racial”, com a professora e diretora de Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as) (ABPN), Vera Rodrigues; o professor doutor e Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos (LEAFRO/ UFPE), Marco Bonfim; e a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira.

A partir das 19h, o Dragão do Mar traz (em Fortaleza), ainda nesta quinta-feira (23), uma instigante sequência de apresentações musicais no Anfiteatro Sérgio Motta. A DJ Lolost abre a noite com a discotecagem de uma playlist dançante. Na sequência, o rapper, poeta, cantor e compositor cearense 6utto traz “o baile de favela” e a “vibe do trap”, transitando entre o Rap e seus subgêneros e o funk, com melodias e rimas avançadas. Depois, a rapper paraense Nic Dias sobe ao palco mostrando toda a potência do Rap Amazônico com suas letras de combate ao racismo e ao patriarcado. Finalizando a noite, o baiano Vandal apresenta “Puxutriuh”, projeto que combina gêneros como o drill, grime e pagodão baiano.

Bailarinos contam  itãns (lendas africanas) por meio da dança, no “Rolê da Bece” nesta sexta-feira (24), às 10h, na cidade de Redenção. O espetáculo “Batuque do Omõrisá – O canto dos afoxés Ceará” com Afoxé Omôrisá Odé, ocorre na Unilab (Campus das Auroras), em parceria com o Sesc. Composto de batuqueiros e bailarinos, o espetáculo é feito com técnica e amor, por pessoas de terreiro e da dança, e visa desmistificar a imagem dos Orixás e combater a intolerância religiosa.

O sábado (25) traz muita música no Museu da Imagem e do Som do Ceará, que recebe o Festival Black Block Party, com a festa Boom Boom Black e a Feira Negra. A programação acontece das 16h às 19h30, na Praça do MIS.

Na manhã de domingo (26) a diversão é garantida para a criançada na Pinacoteca do Ceará (em Fortaleza), no Ateliê Criança Cria, com Colagens do Bandeira. A ação é indicada para crianças a partir de 5 anos e requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável. A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Serviço

23 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA, 18h

Abertura da “Mostra Altar”, das artistas Aléxia Ferreira e Amanda Nunes

Hall da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro,  Fortaleza-CE)

Gratuito. Livre.

23 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA, 18h

Lançamento do “Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas” + Roda de conversa “Conversando sobre identidade racial”
Com Vera Rodrigues, Marco Bonfim  e Zelma Madeira

Cerimonial: Yasmin Djalo

Biblioteca Estadual do Ceará (Sala  Multiuso 3 e hall)
Gratuito. Livre.

23 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA), 19h

Show musical DJ Lolost, 6utto, Nic Dias (PA) e Vandal (BA)

Centro Dragão do Mar (Anfiteatro Sérgio Motta)

Gratuito. Sujeito à lotação do espaço.
Classificação: 16 anos.

24 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA, 10h

Rolê da Bece –  “Batuque do Omõrisá – O canto dos afoxés Ceará” com Afoxé Omôrisá Odé”

Unilab (Campus das Auroras – Rua José Franco de Oliveira, s/n, Redenção-Ce)

Gratuito. Livre.

24 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA, 21h

Show musical, com Artur Araújo

Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)

Gratuito. Livre.

25 DE NOVEMBRO – SÁBADO, 15h as 19h30 

BLACK BLOCK PARTY – Baile BOOM BOOM BLACK e Feira Negra                                                                                                                                                                          MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (Praça do MIS)

Gratuito. Livre.

26 DE NOVEMBRO – DOMINGO, 10h às 11h | 15 às 16h

Ateliê Criança Cria: Colagens do Bandeira

Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita

Ateliê 1 – Pinacoteca do Ceará

Gratuito. Para crianças a partir de 5 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here