Dezembro Laranja: Câmara promove campanha que reforça os cuidados de prevenção ao câncer de pele

64

A iminente onda de calor que atinge o país e a chegada do verão neste mês de dezembro, contribui para aumentar a incidência de casos de câncer de pele. Com o objetivo de conscientizar os fortalezenses sobre a importância da detecção precoce da doença e cuidados necessários para a prevenção, a Câmara Municipal de Fortaleza por meio do seu Departamento de Saúde promove a campanha Dezembro Laranja.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o tipo mais comum entre os brasileiros e representa 33% de todos os diagnósticos da doença, com cerca de 185 mil novos casos por ano.

O Brasil é um país tropical que convive com altas exposições solares praticamente o ano inteiro. E a chegada do verão sempre traz a expectativa de uma estação bem quente e de muito sol. Com a exposição solar excessiva, sem proteção, há alterações celulares, podendo levar ao desenvolvimento de câncer de pele.

Saiba quais são os fatores de risco:

  • Ter alguém na família que tem ou já teve câncer de pele;
  • Queimaduras de sol com frequência durante a vida;
  • Muitas sardas ou pintas pelo corpo;
  • Pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol e nunca bronzeia;
  • Já ter tido câncer de pele;
  • Ter mais de 65 anos.

A Dra. Érika Matos destacou a importância da iniciativa na sensibilização das pessoas sobre os cuidados que devem ser adotados para prevenir a doença. “Nesse mês a gente faz o Dezembro Laranja, que é essa campanha de prevenção ao câncer de pele, estimulando as pessoas a usarem o protetor solar, a se expor ao sol nos momentos mais corretos e menos nocivos para a pele e orienta também a buscar ajuda caso tenha algum sinal”, alertou.

Caso apresente ferida que não cicatriza, principalmente na face, com coceira, sangramento, ou lesão pigmentada de aspecto irregular ou pinta preta que muda a cor e textura, procure um dermatologista. A detecção precoce é fundamental para o tratamento da doença.

Os cânceres de pele podem ser divididos em melanoma e não melanoma, e os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, menos agressivos, mas que podem causar lesões funcionais e estéticas.

Para se prevenir é preciso ter os seguintes cuidados:

  • Evite a exposição solar entre as 10h da manhã e as 16h da tarde;
  • Use roupas com ultravioleta, chapéus e bonés;
  • Aplique protetor solar diariamente mesmo em dias nublados ou sem exposição direta ao sol;
  • Consulte sempre seu dermatologista.

A Campanha Dezembro Laranja está sendo divulgada nas redes sociais da Câmara Municipal. O material também foi distribuído entre os servidores e população que busca os serviços na Central da Cidadania.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here