Confira a programação Cultural deste final de semana em Fortaleza

23

 

As atividades são gratuitas. Imagem: Stefany Mendes, que vai mediar o “Clube de Leitura Transver o Mundo”

Pré-Bienal do Livro do Ceará, programação infantil online e clubes de leituras e de escuta são destaques da programação deste final de semana da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

Na sexta (11), às 19h, a programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará traz o tema “Literatura e Saúde Mental”, com Irvina Sampaio e mediação de Tércia Montenegro. Já no sábado (12), às 9h, o evento reúne os dirigentes dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas do Nordeste para a palestra “Os Sistemas Estaduais de Bibliotecas e o Direito ao Livro, à Leitura, à Literatura e à Informação – Alguns Caminhos No Nordeste”. Estarão presentes: Juciene Maria Santos de Jesus (Sergipe), Carmem Azevedo (Bahia), Mira Dantas (Alagoas), Aline Nascimento (Maranhão), Renata Raymundo (Piauí), Aílton Medeiros (Rio Grande do Norte), Aderilson Santos (Pernambuco) e Aparecida Lavor (Ceará), a mediação será feita pela bibliotecária da Bece, Ana Maria Farias. As duas atividades serão transmitidas ao vivo pelo Youtube da Bece.

No sábado (12), a Bece realizará dois clubes de leituras. Às 9h30, o já consolidado “Meu Tempo É Hoje (+50)”, voltado para o público de leitores mais experientes, e às 14h, acontecerá o primeiro encontro do “Clube de Leitura Transver o Mundo”. Neste clube de leitura a proposta é escolher obras de teor teórico e/ou literário que foram escritas por pessoas transexuais e travestis ou que abordem os temas de gênero/política diversos, mas não exclusivamente. O Clube de Leitura Transver o Mundo é uma atividade que procura fazer ler, discutir e incluir as pautas de transgeneridades e travestilidades por meio da literatura. O primeiro ciclo ocorrerá nos dias 12 e 19 de fevereiro tendo a mediação de Stefany Mendes e a obra escolhida para leitura e discussão será “E se eu fosse Pura?” da escritora Amara Moira. O Clube de Leitura é aberto e com foco para pessoas transexuais, travestis e não-bináries, mas não somente. Os encontros acontecem no espaço Multiuso da Bece e limitado a 25 pessoas.

PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS

O mais recente programa da Bece, traz uma programação diversificada para o público infantil. Neste final de semana, serão três espetáculos online para a criançada. No sábado (12), às 15h, acontecerá o K´OS Coletivo apresenta a performance poética “O Fantástico Mundo da Histórias de Reis”. No domingo (13), às 10h, Rebeka Lúcio apresenta “Causos de Sorte ou de Amor” e às 15h, a Companhia Laguz de Circo apresenta o espetáculo “Suspiros e Burbujas”.

Encerrando a programação do final de semana, a Bece realiza o primeiro encontro Clube de Escuta “Repare na Letra”, no domingo (12) às 14h. Como o nome diz, aqui os participantes são convidados a exercitar a habilidade da escuta atenta como forma de fruição de uma obra cujas palavras não estão publicadas no suporte livro. Para a primeira sessão teremos a audição do álbum “Fortaleza”, lançado em 2015, da banda Cidadão Instigado. Para comentar a obra após a audição, teremos Matheus Santiago, músico e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde defendeu a dissertação: Filho que sai da terra, volta diferente: viagem e atmosfera nas canções de Fortaleza, de Cidadão Instigado, e Roteiro para Ainouz vol. 2, de Don L.” O encontro acontece no espaço Multiuso da Bece e limitado a 25 pessoas.

PROTOCOLO COVID

Ressaltamos que, para entrar na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento oficial com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório. Orientamos que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço:

Programação Fevereiro na Bece

Confira a programação completa em: bece.cultura.ce.gov.br.

Videos Pequenas Grandes Histórias

Dia 12/2, às 15h, “O Fantástico Mundo da Histórias de Reis”, K´OS Coletivo

Dia 13/2, às 15h, Espetáculo “Suspiros e Burbujas”, Companhia Laguz de Circo

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here