Centro Dragão do Mar completa 24 anos: confira a programação

91

“Nosso dragão é resistência e nosso mar é ancestral”. É com este lema que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), celebra, no próximo dia 28 de abril, 24 anos de atuação, reafirmando seu compromisso como lugar de encontro, reflexão e difusão democrática da arte e da cultura, para todas as pessoas. Uma memória que honra os ideais que inspiraram a sua concepção, de liberdade e coragem, e que preza pela multiplicidade de linguagens, expressão da diversidade da nossa gente.

Uma história que nos convida, o tempo todo, a mirar o passado, tão bem representado por Tia Simoa, José Luís Napoleão e Francisco da Matilde, o Chico da Matilde, popularmente conhecido por Dragão do Mar, que alcunha este centro cultural, personagens que, ao liderarem a greve de jangadeiros, interromperam o comércio de escravos e fizeram o Ceará pioneiro, a “Terra da Luz”. Em tempos de reconstrução e refundação, após os escombros remanescentes da pandemia e do desmonte da Cultura, nos reunimos em bando para reconstruir novos caminhos rumo à prosperidade.

O Centro Dragão do Mar convoca todos, artistas, gestores, trabalhadores da cultura e a sociedade civil, para, em bando, participar ativamente da sua reocupação. Uma ampla agenda gratuita celebrará as suas raízes e a sua consolidação como referencial simbólico no campo das artes e dos afetos, potência que segue inspirando novos centros por todo o país. No mês em que são celebrados os aniversários do multitalentoso Fausto Nilo, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto do Dragão (05/04); do Chico da Matilde (15/04), nosso herói jangadeiro, do próprio CDMAC (28/04), o Dragão faz homenagens a importantes personagens ao longo dessa travessia e traz, entre os dias 24 e 30, encontros para discutir cultura e território, ações no entorno, vernissagem de nove exposições de artistas cearenses, sessões no Cinema do Dragão e no Planetário, shows, apresentações cênicas e culturais.

Novidades

Após três meses desde que assumiu a superintendência do CDMAC, em 23 de janeiro de 2023, a gestora Helena Barbosa anuncia alguns avanços, como a reabertura de espaços, como o Anfiteatro Sérgio Motta e a sala 1 do Cinema do Dragão, fechadas desde o início da pandemia; melhorias na Praça Verde do Dragão, a conclusão da recuperação de obras artísticas na Praça Verde, projeto do Museu de Arte Contemporânea do Ceará; a reabertura da rampa de acesso da Praça Almirante Saldanha para o piso superior do Dragão; e a estruturação do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), que já iniciou a mobilização de parceiros para mapear, refletir e propor estratégias de cuidados que o território demanda, trabalho que será desenvolvido de forma integrada à programação de ação cultural do CDMAC.

Na terça-feira (25), às 18h, acontecerá a primeira ação do NAT para inclusão cultural de pessoas em situação de rua no entorno, com o programa Se Achegue! ofertando sessão de cinema ao ar livre, no Espaço Rogaciano Leite Filho. A ação é resultado da escuta ativa dessa população, realizada pelo Núcleo, em parceria com a Rede Iracema Território Vivo, em março deste ano. Na última terça-feira (11), o Núcleo também realizou encontro com representantes da Regional XII da Prefeitura de Fortaleza, quando foram tratadas necessidades de melhorias em questões como iluminação, ordenamento de ocupação, limpeza e manutenção.

Dragão em Movimento

Abrindo a agenda especial de aniversário, na próxima segunda-feira (24), a partir das 9h, encontro “Dragão em Movimento – Diálogos sobre Cultura e Território”. Com agenda também na terça (25), artistas, produtores, técnicos, gestores culturais, comunidades do entorno, empresários e público em geral são convidados a debater, entre outras questões, temas como articulação territorial entre o complexo cultural e a rede parceira, os desafios da inclusão cultural e a ação cultural do CDMAC.

Homenagem aos Dragões do Mar

Celebrando a nossa resistência ancestral, em memória de Chico da Matilde e demais jangadeiros que insurgiram contra a escravidão no Ceará, o Museu da Cultura Cearense homenageia os Dragões do Mar, Movimento Comunidade na Luta pelo resgate da história, da cultura e dos direitos sociais de pescadores e marisqueiras do Ceará, na próxima quarta-feira (26), às 14h.

Reabertura da Sala 1 do Cinema do Dragão

Uma das boas novas da programação de aniversário é a reabertura da sala 1 do Cinema do Dragão. Além de poltronas recuperadas, a sala terá seu funcionamento retomado, agora com novo projetor digital, mais moderno e mais econômico com tecnologia a laser. Reinaugurando o espaço, o Cinema realiza, em parceria com a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), na quinta-feira (27), às 19h30, a Mostra “Fortaleza à Margem”, com exibição do filme ‘Medo do Escuro’ (Ivo Lopes Araújo/Alumbramento) com trilha sonora ao vivo executada por Ivo Lopes Araújo, Thais Campos, Uirá dos Reis e Victor Cozilos. O acesso será liberado mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição.

No sábado (29), às 14h, a sala 2 do Cinema do Dragão exibirá “Mucuripe: Territórios de Memórias”, obra audiovisual realizada pelo Acervo Mucuripe, com direção de Juliana Tavares e pesquisa histórica por Diêgo di Paula, em parceria com os artistas Johnnathan Albano e Kiko Alves. A websérie, composta por três episódios (a arte, a pesca e a educação patrimonial), reúne informações sobre o Projeto, que preserva a história e a memória do Grande Mucuripe, em Fortaleza. Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição. A sessão será seguida de apresentação do Reisado Nossa Senhora da Saúde, às 16h, na Arena Dragão do Mar.

PROGRAMAÇÃO

  • 24/4 (segunda-feira)

Dragão em Movimento – diálogos sobre cultura e território
9h30 às 12h: Territórios e Negócios
14h às 17h: Territórios e Políticas Públicas
No Auditório do Dragão do Mar
Gratuito. Livre

  • 25/4 (terça-feira)

Dragão em Movimento – diálogos sobre cultura e território
14h às 18h – “Política de Fomento à Arte”
No Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre

18h – [Programa Se Achegue!] Cinema na Praça – Exibição dos filmes ‘Aquele que veio do oeste’ (Direção: Wesjley Maria // 19 min // Livre // Ficção // 2021) e ‘Rua Dinorá’ (Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro // 17 min // Livre // Ficção // 2021)
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre.

  • 26/4 (quarta-feira)

14h – Exposição “Retratos de Mestre” homenageia os Dragões do Mar
No Museu da Cultura Cearense (MCC)
Acesso gratuito e livre

17h – [TAC] Performance “Procissão para os corpos que não morreram”, de Maria Macêdo
Percurso com saída ao lado da Estátua do Patativa do Assaré
Acesso gratuito e livre. Duração: 20 min.

  • 27/4 (quinta-feira)

19h30 – Abertura da Mostra “Fortaleza à Margem” – exibição do filme ‘Medo do Escuro’ com trilha sonora ao vivo
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição. Duração: 62 min. Classificação: 16 anos

19h às 21h – Noite das Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito e livre.

  • 28/4 (sexta-feira)

19h -Exposição “Linhas de Fausto Nilo”, com curadoria da bordadeira Iara Reis  [Culminância do Curso de Iniciação ao Bordado da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho]
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre

19h30 – Show “Esquina do Brasil”, de Fausto Nilo
No Teatro Dragão do Mar
Duração: 60 minutos
Retirada de ingresso na bilheteria do Teatro, 1 hora antes do evento
271 lugares

20h – Show “Mar de Liberdade” com DJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Show de lançamento do álbum “Jesus Ñ Voltará” de Mateus Fazeno Rock; e Don L e Banda com “RPA2”
Na Praça Verde
Acesso gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível, (exceto sal) na entrada do evento. Classificação: 18 anos

  • 29/4 (sábado)

14h – Exibição da websérie “Mucuripe: Territórios de Memórias” + Debate com os realizadores
Na sala 2 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição. Duração: 75 min.

16h – Reisado Nossa Senhora da Saúde
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 30 min.

16h – Sessão Música nas Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário. Duração: 30 min.
50 lugares

17h – Mostra Cearense de Artes Visuais
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
Acesso gratuito e livre.

19h – Espetáculo “Delirantes e Malsãs”, do coletivo No Barraco da Constância Tem!
No Espaço Patativa do Assaré
Acesso gratuito e livre. Duração: 70 min.

  • 30/4 (domingo)

14h, 15h e 16h – Sessão Música nas Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário. Duração: 30 min.
50 lugares por sessão

Viva o Dragão
15h – [Brincando e Pintando no Dragão] Espetáculo circense “A arte de não fazer nada”, de Neto Holanda
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 40 min.

16h às 20h – Feirinha do Poço
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre.

17h – Roda de Samba: Batuque do Dipas
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre. Duração: 120 min.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here