Alece celebra nesta sexta os 208 anos da Banda Cabaçal, dos irmãos Aniceto

64

A Assembleia Legislativa comemora, nesta sexta-feira (02/06), às 18h, na Câmara Municipal do Crato, os 208 anos de criação da Banda Cabaçal, dos irmãos Aniceto. A iniciativa é do deputado estadual Guilherme Sampaio (PT).

Na justificativa, o parlamentar conta que a banda é um grupo musical histórico fundado no século XIX, na cidade do Crato, por José Lourenço da Silva, conhecido como José Aniceto. “Aniceto era descendente da etnia Cariri e trouxe elementos da cultura indígena e sertaneja para a música e dança performadas pela banda”, ressalta.

O parlamentar destaca também que a Banda Cabaçal alcançou projeção regional e nacional e que, devido ao sucesso, o grupo tocou com o compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeneto Pascoal e o grupo instrumental-vocal Quinteto Violado, além de ter participado de filmes e documentários e gravado três discos.

Segundo Guilherme Sampaio, em 2015, o mestre da banda, Raimundo Aniceto, foi reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado como Mestre da Cultura Tradicional Popular. O deputado acrescenta ainda que, atualmente, o grupo segue ativo através dos filhos e netos do fundador, que são agricultores. “A banda continua sendo de extrema relevância para a cultura do Estado”, pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here