Acrísio Sena ressalta atuação do Instituto Centec do Ceará

34

O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), entrevistou, na última segunda-feira, o diretor-presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Acrísio Sena, que falou sobre as frentes de atuação da entidade.

Ex-vereador de Fortaleza e suplente de deputado estadual, Acrísio explicou à jornalista Kézya Diniz, apresentadora do programa, que o Centec é uma Organização Social (OS) qualificada pelo Estado e vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).

A organização social atua em 34 municípios do Ceará, oferecendo qualificação profissional em diversos níveis, desde cursos rápidos até pós-graduação. Segundo o diretor-presidente, a entidade conta com 28 centros vocacionais tecnológicos (CVT), espalhados pelas 14 macrorregiões do Estado, e três CVTEC, que são os centros vocacionais de ensino técnico. Esses últimos estão situados em São Gonçalo do Amarante, Polo de Energia Renovável; no Crato, Polo de Gastronomia e Turismo, e em Barbalha, de Agroecologia. Além disso, o Centec conta com duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), que oferecem os cursos superiores, cursos tecnológicos.

Conforme Acrísio Sena, o Centec tem se destacado na disponibilização de cursos direcionados para as tecnologias emergentes, como as energias renováveis. “Esse é o grande debate da atualidade no mundo, inclusive liderado pelo governador Elmano de Freitas”, destacou.

Durante a entrevista, Acrísio ressaltou as parcerias estratégicas com instituições como o Senai, IFCE e Centec para oferecer cursos vocacionais, buscando promover a qualificação profissional alinhada com as demandas específicas de cada região e seu perfil econômico.

Além disso, enfatizou que a instituição também trabalha sob demanda, ou seja, para atender as necessidades do mercado naquele momento, mencionando que atualmente está em processo de negociação com empresários para implementar uma política de formação voltada para a cidade de Horizonte, que demanda profissionais na área de costura. Da mesma forma, citou o exemplo de Viçosa do Ceará, onde há necessidade de alambiqueiros para a produção de cachaça.

Ele também enfatizou a implementação, no percurso formativo do Centec, de cursos que antes não existiam, focados em áreas de tecnologias emergentes como inteligência artificial, desenvolvimento web e cibernética. “Todas essas tecnologias da informação e comunicação têm uma demanda enorme”, sublinhou. “Esse é um filão. O outro está na área da energia limpa (eólica e solar). Hoje, por exemplo, há uma demanda gigantesca para a montagem e manutenção de placas solares, e o Centec oferece cursos nessa área também”, acrescentou.

Conforme o diretor-presidente mencionou, uma turma de hidrogênio verde foi recentemente iniciada para atender às pessoas interessadas em compreender todo o processo, desde a geração até as etapas de armazenamento e transporte, aspectos considerados bastante complexos.

“E a Alece está absolutamente conectada nesse debate das energias renováveis. Aprovou o programa Renda do Sol, que possibilita a um trabalhador rural instalar placas de energia solar em sua residência, gerando assim sua própria energia e criando potenciais ganhos para o futuro. É nesse contexto que o Centec está avançando no campo das tecnologias de energias limpas”, enfatizou.

Durante a entrevista, Acrísio Sena, como membro do Partido dos Trabalhadores, falou também sobre o cenário político para 2024. Segundo ele, existem três blocos distintos: um de centro-esquerda, liderado pelo PT; outro de centro-direita, encabeçado pelo prefeito José Sarto, e um terceiro de direita, liderado por Capitão Wagner.

A integração do PSD, PP e PSB foi, segundo Acrísio, fundamental para impulsionar o movimento de centro-esquerda na corrida pela Prefeitura de Fortaleza, o que, na sua opinião, muito se deve à vitória do governador Elmano de Freitas.

“Precisamos também criar um projeto consistente para Fortaleza em 2024, abrangendo áreas como combate à fome e à miséria, educação e meio ambiente. O partido deve focar não apenas em nomes, mas também na elaboração de estratégias eficazes para lidar com esses desafios”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here