Fora do ar: Justiça Federal determinar o bloqueio do Telegram

80

O Telegram está fora do ar nesta quinta-feira (27), após a Justiça Federal do Espírito Santo determinar o bloqueio do aplicativo de mensagens em todo o Brasil. A 1ª Vara Federal de Linhares determinou a suspensão do app pelo entendimento de que a plataforma não entregou à Polícia Federal (PF) todos os dados completos sobre grupos neonazistas e antissemitas que operavam nela.

Na sexta-feira (21/04), o app de origem russa entregou dados sobre grupos neonazistas suspeitos de estarem relacionados a ataques em escolas à Polícia Federal, porém a pasta avaliou que não recebeu tudo o que era necessário para tratar o caso. O descumprimento da ordem judicial poderia levar a multa de R$ 1 milhão por dia.

Segundo decisão do juiz Wellington Lopes da Silva, da Justiça Federal do Espírito Santo, operadoras de telefonia móvel e lojas virtuais de aplicativo devem indisponibilizar o acesso ao Telegram.

Os ofícios para o cumprimento dessa determinação teriam que ser entregues aos destinatários até as 19h desta quarta. A multa pela falta de informações por parte da empresa também foi elevada para R$ 1 milhão por dia de atraso.

A Polícia Federal havia solicitado ao Telegram informações sobre integrantes e administradores de dois grupos online que promovem antissemitismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here