Yury do Paredão assume presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados

O deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE) é o novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. Natural de Juazeiro do Norte, o deputado tem se destacado no cenário político nacional graças a sua forte capacidade de diálogo e consenso. A eleição aconteceu na sessão de hoje, quarta-feira (2), o deputado foi eleito como presidente, por unanimidade pelos membros da comissão.

Agora, à frente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Yury pretende ampliar as conversas com os diversos setores da sociedade. A comissão é responsável por debater e propor políticas públicas nas áreas de transporte urbano, mobilidade, habitação e infraestrutura das cidades brasileiras.

Ao assumir o cargo, Yury destacou o compromisso com o diálogo e a busca por soluções concretas para os desafios enfrentados pelas cidades, especialmente no que diz respeito ao transporte público, à moradia digna e à organização urbana. “Assumo com disposição, escuta ativa e foco em resultados. A CDU é um espaço importante para transformar as demandas da população em propostas efetivas”, afirmou o parlamentar.

Entre os temas prioritários da sua gestão estão a gratuidade no transporte público, as demandas dos trabalhadores autônomos do setor — como motoristas de aplicativos e taxistas — e o fortalecimento de políticas públicas de habitação. Yury também reforçou que a comissão estará aberta à participação de especialistas, representantes da sociedade civil e gestores públicos, buscando construir soluções conjuntas para o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo.

Perfil

Empresário e natural de Juazeiro do Norte (CE), o deputado Yury do Paredão, 36 anos, está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Em 2022, na primeira participação em eleições, ele obteve 90.425 votos.

Atribuições

Criada em 1985, a Comissão de Desenvolvimento Urbano analisa e vota proposições sobre urbanismo, uso do solo urbano, habitação, saneamento, transportes urbanos e infraestrutura das cidades, entre outros temas.

Com a eleição desta quarta-feira, estão instaladas todas as 30 comissões permanentes da Câmara. O mandato dos presidentes é de um ano.

Com informações da Agência Câmara de Notícias