Vila da Música será inaugurado no Crato, primeiro equipamento cultural da Secult no Interior

33


A Vila da Música, primeiro equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) no Interior, será inaugurada neste sábado, 11/3, às 16h, na Avenida José Horácio Monte, distrito de Belmonte, no município do Crato. A Vila da Música é um equipamento cultural voltado para a formação em música, a partir da experiência realizada pela Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A escola de música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à Vila da Música, fomentando a cidadania através da educação musical e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável da região do Cariri.


O investimento do Governo do Estado na Vila da Música é de R$ 3,1 milhão, para as obras, e de R$ 447 mil para a aquisição de instrumentos musicais. O novo espaço cultural compreende uma área de 2.713,38m², em um terreno de 3.242,78m², e tem como premissa a criação de um espaço que também possa ser utilizado paralelamente para a realização de eventos externos. A Vila da Música conta com auditório, biblioteca, salas de aula de grupo e individuais, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, oficina de instrumentos, quadra poliesportiva e estacionamento.


A programação de inauguração, neste sábado, 11/3, a partir das 16h, incluirá apresentação da Orquestra e do Coral da Solibel, da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e da Banda de Música do Crato, além da homenagem ao Padre Ágio.


A Vila da Música compõe o Programa Escolas da Cultura, da Secult, um conjunto de ações voltadas para a formação no campo da arte e na democratização do acesso aos processos formativos e educativos em artes e cultura, como dimensões vitais para inclusão social e promoção da cidadania e diversidade cultural, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba


A política cultural mais forte no Interior


O secretário também destaca a importância da abertura do primeiro equipamento cultural da Secult no Interior do Estado. Cumprindo um compromisso do governador Camilo Santana, do Plano de Governo Os 7 Cearás e de acordo com as metas do Plano Estadual da Cultura, de fortalecer a política cultural no Interior, é com muita alegria que daremos início às atividades da Vila da Música, escola de referência que beneficiará estudantes e a comunidade de todo o Cariri, enfatiza Fabiano dos Santos Piúba.


Em breve será aberto um novo equipamento no Interior, que é o Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, atendendo a toda a região dos Sertões de Quixeramobim, adianta. O Escritório Regional da Secult no Cariri, as novas salas de cinema em dez municípios cearenses e as Escolas da Cultura serão outras ações da Secretaria para o Interior do Estado, assim como o Circula Ceará, um grande projeto de intercâmbio de artistas e grupos, em apresentações por diversos municípios. Vale destacar, ainda, que todos os editais da Secult contam com investimento de 50% de seus recursos para projetos de proponentes residentes no Interior do Estado.


Vila da Música: público atendido e novos instrumentos


A partir da parceria com a Solibel, a Vila da Música vai atender inicialmente 180 estudantes, entre crianças, jovens e adultos, distribuídos em cursos como os de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão.


Para o pleno funcionamento, foram adquiridos, por meio da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, 312 instrumentos musicais, entre violinos, violoncelos, flautas, clarinetes, piano de cauda, saxofones, acordeões, dentre outros, além de toda a estrutura para a realização das diversas atividades formativas.


O corpo de pessoas envolvidas nos processos educativos, bem como da própria estrutura administrativa do espaço será, em sua quase totalidade, de integrantes da equipe da Solibel, além da cessão de pessoal da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e da Prefeitura Municipal do Crato.



Fonte: Secretaria da Cultura do Estado