Theatro José de Alencar abre 2017 com programação especial no mês de janeiro

19


O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abre a temporada 2017 de atrações a partir do dia 6/1, sexta-feira, às 16h, com a tradição popular no Festival de Reisados e Lapinhas, realizado nos Jardins de Burle Marx, e com shows musicais da Plataforma Ceará de Música, que se estendem por todo o mês sempre às sextas-feiras, às 18h30. com Água de Quartinha e Renegados, Marimbanda e Murmurando, Rodrigo Colares, Banda Lótus e Armandinho, Se Passando Rec, Taludi e Banda Máquina.


Música no TJA


Um dos espaços mais charmosos do TJA empresta sua beleza e acústica para os Concerto ao Pôr do Sol: é o foyer que sediará as apresentações dos pianistas Felipe Adjafre e Diego Menzo, sempre aos sábados às 17h.


Também em janeiro o TJA recebe o Tributo ao Mestre Messias Holanda, cantor e compositor cearense considerado uma lenda do forró, conhecido por sucessos que marcaram os anos de 1960 e 1970 como “Pra tirar Coco”, “Mariá, vendedora de rapé (Tabaco Bom)” e “Papa de Maisena”. Também em janeiro, o teatro recebe a Orquestra Filarmônica do Ceará, no palco principal.


Teatro de Rua, Infantil, performances


O Theatro José de Alencar segue promovendo diversas atividades, ocupando os vários espaços do grande equipamento cultural e estimulando a formação de plateia. Para isso, nas quartas-feiras de janeiro, acontecem apresentações na calçada e nos jardins, tendo em cena o espetáculo “Agulha Fina”, do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) e o “Arte de Rua”, através de performances próprias para espaços abertos.


Ainda nas artes cênicas, quem se apresenta no Teatro Morro do Ouro no domingo,  15/1, é o Grupo Grite, com o espetáculo “Autópsia”. Na sequência, o grupo Teatro Novo apresenta “Lix, O Super Lixeiro, em ‘Chama a Mamãe Aííí’”, às 17h, também no Morro do Ouro.


A criançada também ganha espaço no espetáculo teatral “Patrulha Canina”,  nos dias 7 e 28/1, às 16H, no palco principal do TJA, com ingressos a R$ 60 e R$ 30 (meia).


Literatura e fotografia


Literatura e Exposição Fotográfica também integram a programação de janeiro no TJA. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comemora seus 80 anos com o lançamento do livro “Aquarelas do Ceará”, no dia 15/1, às 17h, com atividades no palco principal e no jardim.


Já no dia 17/1 ocorre a abertura da exposição “Entre Poetas e Loucos Somos um Só”, do artista Victor Sousa Nunes, composta ainda por poemas de Margareth Leite Novais.


Dia 17 tem Teatro de Portas abertas


A cada dia 17, o Theatro José de Alencar traz uma programação especial com entrada franca, ao longo de todo o dia, em alusão à data de seu aniversário. Abrindo 2017, o equipamento irá comemorar durante toda a terça-feira, 17/1, com visita guiada, abertura de exposição na Praça Pedro Boca Rica e na Galeria Ramos Cotôco, apresentação na Calçada do Teatro com o Espetáculo “Agulha Fina” do CPBT, e ainda, às 18h, na Hora do Ângelus,  apresentação musical da Escola de Canto Maninha Mota. O Estúdio Terpsícore realiza o espetáculo de dança “Bastidores, Composições para Cauby”, no palco principal às 18h30. Fechando as apresentações, a Escola de Canto Maninha Mota apresenta, às 19h, no foyer, o musical “Disney em Canto”.


Confira a programação completa do Theatro José de Alencar no site www.secult.ce.gov.br e nas páginas da Secult e do TJA no Facebook.