Solidariedade movimenta Escola de Saúde Pública do Ceará no Outubro Rosa

19



Outubro é o mês dedicado à conscientização das mulheres sobre a importância do diagnostico precoce e do tratamento do câncer de mama. O importante é, na realidade, focar esse sério no assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Com esse intuito, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promoverá, no dia 28 de outubro, as celebrações do Dia “D” do Outubro Rosa e o Dia do Servidor Público.


A intenção de unir as duas datas é, além de proporcionar um dia deferente para o servidor, também, promover o esclarecimento sobre a doença e mobilizar os trabalhadores da ESP/CE para arrecadação de doação para Casa Vida, instituição que acolhe pessoas carentes do interior do Estado em tratamento contra o câncer. 


Na quarta-feira, 28 de outubro, a programação inicia às 9h com a fala do Superintendente Salustiano Pessoa, depois uma palestra educativa com o mastologista Luiz Porto, apresentação de coral do Posto de Saúde Escola Meireles, a tarde prestação de serviços e no final do dia, uma Caminhada pela Av. Beira Mar.


Nessa data, a ESP/CE, também, receberá, da Coordenação do Movimento Outubro Rosa no Ceará, o Selo Rosa pelo apoio à prevenção e ao combate ao Câncer de Mama no Estado. O Selo tem sido colocado somente em lugares onde há o empenho dos profissionais nas ações em prol do Movimento Outubro Rosa.


Doações para Casa Vida


Solidariedade é um ato de bondade com o próximo e os trabalhadores da ESP/CE estão mobilizados na campanha para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal para a Instituição Casa Vida. A Casa Vida foi criada pela Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará com a finalidade de amparar e abrigar as pessoas carentes que realizam o tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba, oriundas do interior do Estado, que não têm um lugar apropriado para lhes dar abrigo e alimentação em Fortaleza.


Atualmente, tem capacidade para atender cerca de 80 pessoas. Fornece hospedagem ao paciente e ao seu cuidador. Oferece também ações de multiprofissionais, como: médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e voluntários que auxiliam nos cuidados e nas oficinas artísticas.


As doações podem ser feitas até o dia 28 de outubro, entrada da ESP/CE, do Posto de Saúde Escola Meireles.


Caminhada da Solidariedade


Vamos deixar a Av. Beira Mar Rosa. Essa é a intenção da ESP/CE com a caminhada, onde todos os trabalhadores estão convidados. Será um momento de demonstramos solidariedade, abraçarmos a causa do Outubro Rosa e fechamos o dia “D” do Outubro Rosa na ESP/CE com muita disposição, às 16h.


Por Hariádina Salveano