Seminário homenageia os 109 anos do poeta popular Patativa do Assaré

24


Iniciou no último sábado, 3/3, às 7h, na Serra de Santana, o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageia os 109 anos do Poeta Patativa do Assaré, busca a valorização da história de Patativa, bem como dar sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município de Assaré além de destacar a literatura criada a partir de seus poemas, sua relação com o campo e as lutas de classe apresentadas. O evento é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pelo Sistema Social do Comércio (Sesc), e pela Prefeitura de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, e conta com o apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré e da Casa Grande Patrimônio da Chapada do Araripe.


Surgido em 2004, em Assaré, município do Crato, Ceará, o Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade, que acompanharam a trajetória do Poeta e criaram um Memorial em sua homenagem. Em 2018, o evento chega a sua 14ª Edição trazendo Contações de Histórias, Cortejo da Tradição, Abertura da Exposição “Casa de Gino”, Feira de Artesanato e Gastronomia, Exibição do Filme Patativa do Assaré, de Rosemberg Cariry, além do Encontro de Sanfoneiros de Assaré, do Seminário sobre Patrimônio e Memória, de Mesas Redondas sobre a Vida e Obra de Patativa do Assaré, Lançamento de Cordéis, Festival de Violas e Violeiros e muito mais.

Homenagem ao Patativa do Assaré


Em 5 de março, Patativa do Assaré completaria 109 anos de vida. Foi um dos maiores poetas populares do Brasil, além de compositor, cantor e repentista, trazendo uma linguagem simples, porém poética, que retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Destacou-se em nível nacional com a música “Triste Partida”, no ano de 1964, uma toada de retirantes, gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Patativa, ainda em vida, teve alguns de seus livros, traduzidos para vários idiomas, sendo tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Seminário Patativa do Assaré: Patrimônio, Memória e Turismo Cultural


A atividade busca dar visibilidade no sentido reconhecimento e valorização e difusão de um dos principais poetas do Brasil. O Seminário vai discutir a vida e a obra de Patativa, sua trajetória de vida e relação com a literatura, sua relação com o campo, as lutas de classe, bem como irá debater os espaços de memória em Assaré, em relação ao patrimônio cultural com foco no Patativa do Assaré, a Casa, o Memorial, a Casa do Sítio, o que são os espaços e também outros locais que podem trabalhar e preservar a memória do poeta pelo Brasil, e que permeiam a literatura como patrimônio cultural brasileiro.


Entre as mesas destacamos a Relação e Sustentabilidade do Turismo Cultural e Comunitário, buscando a preservação e a sustentabilidade.Uma das premissas desta ação é como é que valorizamos a história do Patativa e como damos sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município ressalta Alênio Alencar, Coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult.


PROGRAMAÇÃO


 


Segunda – DIA 05


MANHÃ

5h – Salva de Fogos na Praça da Matriz.

6h – Encontro de Bandas e Fanfarras com Cortejo – Início no Memorial Patativa do Assaré, passando pelas principais ruas da cidade e finalizando no Centro Social.

8h – Projeto Café Literário na Escola Estadual Raimundo Moacir Alencar Mota


TARDE

14h – Lançamento do Livro do Poeta Cícero Batista e Homenagem aos Mestres da Cultura do Assaré – Auditório do Memorial Patativa Do Assaré.

17h – Missa em ação de graças pelo aniversário de 109 anos do Poeta Patativa do Assaré – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.


NOITE

18h –  Feira de Artesanato e Gastronomia.

19:00 – Sessão solene de entrega de título de Cidadania ao Governador do Estado e ao Secretário de Educação do Estado – Auditório Memorial Patativa Do Assaré.

20:30 – Apresentação pelo Governador Camilo Santana,  ações e projetos do Governo do Estado do Ceará em Assaré. – Palco Patativa do Assaré.

A partir das 22h

Show de Encerramento com Gildário do Assaré

Show de Encerramento com Waldonys

Show de Encerramento com Caninana do Forró



Fonte: Secult Ceará