A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta terça-feira, 7 de novembro, sessão solene para entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Secretário da Saúde do Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa. A homenagem que foi proposta pelo vereador Gardel Rolim será realizada às 19 horas, no Plenário da Câmara, Rua Thompson Bulcão, 830, bairro Patriolino Ribeiro. A Câmara requer o traje passeio completo para os participantes.
Em 2003, aos 31 anos, inscrito em uma seleção pública para o Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, Javi foi aprovado para o cargo de Assistente de Faturamento. Exerceu no mesmo hospital os cargos de Gerente de Atendimento ao Cliente (2007) e Gerente de Faturamento (2008). Em 2008 foi cedido à Secretaria da Saúde do Ceará para coordenar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP). Em 2010 foi nomeado diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, organização social que gerencia unidades de saúde do Estado e de Fortaleza, função que desempenhou até o ano 2015.
Em fevereiro de 2015, Henrique Javi foi nomeado Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Ceará, e, em maio do mesmo ano, foi nomeado Secretário Estadual de Saúde. Ele é natural de Morada Nova e reside em Fortaleza desde um ano de idade. É casado com Carla Porto Xavier e pai de dois filhos, Arthur e Letícia. É físico, formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Comenda
A Medalha Boticário Ferreira premia o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços à coletividade e dedicação ao serviço público. Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo foi um político, farmacêutico e militar fluminense que chegou a Fortaleza em 1825. Foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 1843 a 1849 e de 1850 a 1859. Em sua homenagem foi renomeada a Praça Municipal para Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, e é concedida a Medalha Boticário Ferreira pela Câmara Municipal. A honraria é considerada a mais importante comenda da Casa Legislativa.
—
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa – Foto: José Wagner / Governo do Ceará