SDA realiza a I Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fecaf)

79

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, e os secretários executivos da pasta, Marcos Jacinto e Irineuda Lopes, realizaram a abertura oficial da primeira Feira Cearense da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fecaf), no Parque de Exposições Governador César Cals, na segunda-feira (11). O evento, que acontece até 17 de novembro em Fortaleza, integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar.

Moisés Braz destacou a força da agricultura familiar cearense. “Estamos aqui apresentando para todo o público da Expoece a nossa primeira Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Eu quero parabenizar todos os nossos expositores que fazem esse trabalho de fortalecimento da agricultura familiar. Destaco também o esforço da equipe técnica da SDA que faz a Fecaf com muita organização, amor e carinho. Venham nos visitar”, convidou o titular da SDA.

A feira conta com 25 estandes e aproximadamente 80 empreendimentos da agricultura familiar, entre agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária. O secretário executivo Marcos Jacinto frisa que a Fecaf marca o calendário de ações voltadas à agricultura familiar do Ceará.

“A feira integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e traz para Fortaleza um conjunto de produtos, empreendimentos e experiências da agricultura familiar do Ceará. Os estandes da Fecaf trazem uma diversidade de produtos da região metropolitana e do interior do Ceará, um espaço de trabalho dos nossos agricultores e produtores rurais”, detalhou Jacinto.

Primeira edição da Fecaf

Valorizar a agricultura familiar, garantir o fortalecimento do cooperativismo, promover o consumo consciente e a cultura regional são os eixos centrais da primeira edição da Fecaf. A produtora rural Maria Lucileide, de Alcântaras, selecionada no edital Mulheres Rurais, festejou a presença na Fecaf. “Para mim, é um prazer muito grande estar e expor na primeira edição da Fecaf mostrando meu trabalho com cafés e doces. É uma alegria. E ser selecionada no edital Mulheres Rurais foi outra benção porque vai dar apoio e ajudar a comprar equipamentos e expandir a produção das coisas que vendo”, comemorou

A Fecaf tem realização da SDA, do Consórcio Nordeste, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Patrocínio Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal.

A primeira edição da Fecaf conta com palestras, fóruns e apresentações culturais.

Confira programação completa AQUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here