Localizado na parte Oeste de Fortaleza, o Quintino Cunha é um bairro com grande extensão territorial e o mais populoso da Regional 3, conforme projeção baseada no Censo de 2010 do IBGE. O bairro será ponto de encontro da segunda edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, que acontece neste sábado, 1º de julho, das 8h às 13h. As ações vão se concentrar na rua Lúcia Pinheiro, em frente à Escola de Maria José Santos Ferreira Gomes.
Quintino Cunha é vizinho aos bairros Antônio Bezerra e Olavo Oliveira, mas também faz divisa com o município de Caucaia, sendo separado pelo Rio Maranguapinho. O bairro é majoritariamente residencial, mas possui uma quantidade considerável de comércios e fábricas, principalmente na parte de confecção têxtil.
As feiras livres também fazem parte da realidade de quem mora na região. Os moradores podem comprar produtos fresquinhos e com preços mais acessíveis às terças e sextas na Avenida Mozart Lucena (entre as ruas Jangadinha e Baixa do Milagre) e na Avenida Independência (entre as ruas Francisquinha e Campos Mourão).
A população do bairro é assistida por 3 Escolas Municipais, 2 Centros de Educação Infantil (CEI) e uma creche conveniada. Na saúde, o bairro conta com 3 postos para atender os moradores. No esporte, além das praças que permite a prática de atividades, também há uma areninha. Já na coordenação das atividades assistenciais no bairro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Quintino Cunha promove o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade que precisam de auxílio social.
Curiosidade: o nome Quintino Cunha é uma homenagem ao advogado, poeta e escritor cearense que nasceu em Itapajé, mas viveu em Fortaleza. Foi deputado estadual, porém ficou conhecido por seu estilo irreverente e carismático, sendo lembrado pelas anedotas que contava e considerado por alguns o pai do humor cearense. Faleceu em 1943.
Projeto Meu bairro, Nossa Câmara
Com o objetivo de levar a Câmara Municipal para perto da sociedade, ouvir e dialogar com a população sobre as demandas locais e os anseios das comunidades, o projeto “Meu bairro, nossa Câmara” irá percorrer as 12 Regionais de Fortaleza.
A ideia é estreitar a relação entre os vereadores e fortalezenses facilitando o acesso ao Poder Legislativo por meio da sua Ouvidoria e da oferta de serviços que são disponibilziados pela Central da Cidadania e por órgãos da Prefeitura de Fortaleza.
Os moradores da Regional 3 vão ter acesso a uma série serviços como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho Virtual, Credencial do Idoso, abertura do Microempreendedor Individual, Emissão de Bilhete Único e Cartão do Idoso, aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação, combate a dengue, Chicungunha e Zica, projetos para juventude, vacinação e atendimento veterinário, orientação sobre reciclagem, orientação nutricional, massoterapia, recreação infantil, aulão de ritmos, entre outros.
A primeira edição aconteceu no ínicio do mês de junho, na Regional 1, e teve como ponto de encontro o Marco Zero da Barra do Ceará. O evento alcançou a marca de 1.272 atendimentos ao cidadão.