PT lançará candidaturas a prefeito em mais de 70 municípios no Estado, Juazeiro, Quixadá e Fortaleza são prioridade

42



Com o tema: “Unidade no PT para Vencer as Eleições 2016”, o diretório do Partido dos Trabalhadores realizou no ultimo sábado, 30 de janeiro, sua Conferência Eleitoral, tendo em vista o pleito deste ano. Com a participação de lideranças dos movimentos sociais, vereadores, prefeitos, deputados estaduais, toda a bancada federal e 119 dirigentes municipais, a direção definiu lançar mais de 70 candidaturas a prefeito em todo o Ceará, onde a prioridade é a  reeleição dos 30 prefeitos, e disputar as eleições nas cidades de Quixadá, Juazeiro do Norte e com destaque a candidatura em Fortaleza.


Para o deputado José Guimarães, é fundamental a unidade do partido. “Nós temos que segurar a bandeira do PT, porque ninguém quer ver o partido crescendo nessas eleições, ninguém quer ver o PT dobrando seu número de prefeitos, ninguém quer ver o PT elegendo vereador em todo canto desse Estado e é por isso que a gente tem que estar muito unido”. O deputado destacou ainda, a importância dessa unidade na capital. “Inclusive em Fortaleza, tem divergência, não é Elmano? E vamos tratar isso com a maior tranquilidade com o Governador”. E assegurou, “assim como é legitimo o PDT, o PSB ter candidatura em varias cidades, como Itapipoca, é legitimo o PT de Fortaleza também querer ter candidatura própria”, destacou Guimarães.



Para o deputado Elmano Freitas, presidente do PT de Fortaleza, a direção aprovou por unanimidade em reunião do seu diretório a importância da candidatura própria, por entender que principalmente o povo pobre de Fortaleza vem vivenciando dias difíceis, diante dos retrocessos nas políticas públicas e prioridades adotadas pela atual gestão municipal. “Temos ótimos quadros dentro do nosso partido como o da ex-prefeita Luizianne Lins, bem como de companheiros como os vereadores Guilherme Sampaio, Acrísio Sena, o senador José Pimentel. Há também pessoas que colocam o meu nome, haja vista que além da confiança que nos dão, foi o nome do nosso Partido nas eleições de 2012. O PT tem uma metodologia própria de muito debate interno e isso é salutar para que tenhamos sempre o consenso em nome da nossa unidade e estamos não só preparados, como também decididos de que tenhamos nosso(a) representante. O nome que o Partido definir de forma democrática é o nome que todos nós apoiaremos”. Acrescenta Elmano.


Em discurso aos militantes, a deputada federal e ex-prefeita, Luizianne Lins, não se aprofundou sobre a disputa em Fortaleza. Mesmo assim, não deixou de fazer críticas e disse “não fosse a corrupção eleitoral praticada no dia da eleição, o Elmano, seria o prefeito hoje. Foi roubo descarado e temos de nos preparar para o que pode acontecer”, destacou a petista. Luizianne Lins é a mais cotada nas pesquisas internas do PT para disputar com o prefeito Roberto Claudio.


A Conferência Estadual do partido aprovou ainda, a resolução de excluir do arco de alianças do PT, coligações com o PSDB, PPS, DEM e Solidariedade. 




— 


Por Hariádina Salveano – Fotos: Teia Digital