Início Fortaleza Projeto Re-ciclo, serviço gratuito de coleta seletiva de Fortaleza é finalista do...
O projeto Re-ciclo, da Prefeitura de Fortaleza, é um dos cinco finalistas do Prêmio WRI Ross Center para Cidades 2023-2024, divulgados nesta terça-feira (21/05) pelo World Resources Institute. O prêmio reconhece ideias inovadoras e projetos transformadores para criar cidades mais sustentáveis e inclusivas em todo o mundo. Por meio do prêmio, o WRI busca inspirar agentes de mudanças urbanas em todo o mundo, ao destacar iniciativas pioneiras e histórias impactantes de transformação urbana sustentável.
Um total de 200 candidaturas, representando 148 cidades e 62 países, concorreram ao prêmio. Após um ano com temperaturas recordes, o WRI definiu o tema “Impulsionando esforços por comunidades preparadas para as mudanças climáticas”, um chamado a iniciativas que abordem a magnitude e urgência das crises climáticas ao aumentar a velocidade, escopo ou escala de ação para criar cidades inclusivas e preparadas para o clima em mudança.
“As cidades estão na linha de frente das mudanças climáticas. Elas são centros de inovação que têm um papel imprescindível em garantir um futuro seguro e resiliente para bilhões de pessoas em todo o mundo”, disse Ani Dasgupta, presidente e CEO do WRI. “Os impactos climáticos estão se tornando mais frequentes, extremos e abrangentes. Precisamos encontrar e destacar as inovações urbanas que respondem aos desafios climáticos com as soluções mais efetivas e criativas para que outras pessoas consigam aprender com elas para transformar suas próprias comunidades.”
“As submissões a este ciclo do prêmio evidenciam uma comunidade global diversa e comprometida em criar um futuro de cidades preparadas para o clima. Os projetos variam bastante em escala, escopo e abordagem, mas ressaltam que soluções equitativas e centradas nas pessoas já estão levando a mudanças profundas. Recebemos uma gama impressionante de inscrições, mas foram cinco que se destacaram como excepcionais em relação aos impactos demonstrados,” disse Jen Shin, líder global do WRI Ross Center Prize for Cities.
O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, destaca que o prêmio é um dos mais prestigiados do mundo e busca reconhecer ideias inovadoras e projetos transformadores para criar cidades mais inclusivas. “Estar entre os cinco finalistas muito nos honra e nos anima a continuar expandindo esse projeto. O Re-ciclo é um projeto que trabalha com várias dimensões de política pública: mobilidade urbana, ao estimular a adoção de triciclos elétricos como veículos de carga para fazer a coleta seletiva, a própria questão da coleta seletiva e reciclagem, com a sustentabilidade ambiental porque é um veículo não poluente, além disso, é um projeto de inclusão social na sua essência porque trabalhamos em parceria com associações de catadores e eles são treinados, capacitados, são bonificados e recebem uniformes, equipamentos e o triciclo elétrico para fazer a coleta de uma forma muito mais produtiva, mais digna, com mais conforto”, afirma.