Projeto "FIREFLY" exibição de vídeos e bate-papo com a artista visual Maíra Ortins

17


A ocorrer na Vila das Artes, no dia 31 de agosto às 19h, em Fortaleza, o projeto “FIRELFY” contará com a exibição dos vídeos “o silêncio da noite” e “o inferno invertido”, resultado de pesquisa da artista sobre texto de Pasolini e Didi- Huberman. Além da exibição haverá um bate-papo com a artista Maíra Ortins idealizadora do projeto.


FIREFLY é um projeto resultado de dois outros projetos: DERIVA E KHORA, ambos, tratam da imigração. Todavia, Firefly avança nas questões inerentes que foram surgindo ao longo da pesquisa e alcança um nível de discursão maior: o crescente conservadorismo em todo o mundo, a violência contra as minorias econômicas, que sofrem preconceitos étnicos, de gênero. Estas questões são desenvolvidas em Firefly por meio de vídeo.


O titulo da pesquisa provém dos textos escritos por Pasolini no período de 1941 a 1974. São textos que dissertam de forma dramática e extremamente poética sobre o advento do fascismo na Itália. Tais textos foram retomados pelo filósofo Didi-Huberman em Sobrevivência dos vaga-lumes e que retomo como ponto partida para a elaboração conceitual desta nova etapa da pesquisa. O projeto Firefly tem apoio cultural do Instituto Bela Vista, através do edital de fomento a cultura e que tem financiamento da Prefeitura de Fortaleza.


Serviço


Firefly“


Dia: 31 de agosto às 19H


Local: Vila das Artes


localizado Rua 24 de Maio, 1221 – Centro, Fortaleza – CE, 60020-001


Informações: Maíra Ortins – 85 9.9622.0036


mairaortins@gmail.com – www.mairaortins.wordpress.com