A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), para conhecer o trabalho e a estrutura do órgão, com o objetivo de replicar o projeto no âmbito municipal.
Na ocasião, Gardel Rolim foi recebido pela Procuradora Especial da Mulher, a deputada Lia Gomes (PDT), que ressaltou os benefícios da disseminação dessa política no Legislativo municipal. “Uma procuradoria da Câmara vai atender as mulheres vítimas de violência em Fortaleza e trabalhar também na prevenção, com palestras, rodas de conversa e seminários, tornando-se uma grande aliada da causa”, afirmou a procuradora.
O presidente da CMFor reiterou, durante a visita, a intenção de estruturar um órgão semelhante à PEM na capital. “Nós já autorizamos a equipe técnica da Câmara a preparar e escrever um projeto para a gente instalar uma Procuradoria da Mulher na Câmara de Fortaleza. Isso é um compromisso meu, e nós vamos fazer no meu mandato”, informou.
Gardel Rolim destacou ainda que “a Procuradoria da Assembleia é uma referência para o Ceará inteiro” e que a visita trouxe boas perspectivas para a concretização do projeto na CMFor.
SOBRE A PEM
Criada em 2012, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece atua com a finalidade de defender e promover ações em prol dos direitos da mulher, zelando pela participação das deputadas nos órgãos e atividades da Casa.
A PEM promove assistência jurídica e psicossocial às mulheres vítimas da violência, fornecendo acompanhamento e suporte para resolução e mediação de conflitos. Além disso, por meio do Observatório da Violência contra a Mulher, produz estudos, pesquisas e análises de dados para fornecimento de subsídios para o planejamento e implementação de políticas públicas voltadas ao gênero.
O órgão conta ainda com um canal destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência no Ceará, o Zap Delas, uma ferramenta de mensagens de WhatsApp que está disponível pelo número (85) 9.98140754 e conta com uma equipe multidisciplinar para suporte humanizado a esse tipo de demanda.




