O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Vereador Gardel Rolim (PDT) participou da cerimônia de posse do magistrado Francisco Érico Carvalho Silveira, que passou a ser novo Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Silveira assume a vaga decorrente do término do segundo mandato de David Sombra Peixoto. A solenidade aconteceu na tarde de ontem segunda-feira, 24, na nova Sede do TRE-CE, em Fortaleza. O Presidente Gardel Rolim, aproveitou o ensejo para prestigiar o novo Titular do TRE e destacou a parceria entre a Câmara Municipal e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que juntos, atendem a população de Fortaleza, com serviços.
“O Juiz Érico já desempenha o papel no Tribunal Regional Eleitoral, reconduzido hoje, então nós viemos prestigiar. O Tribunal Regional Eleitoral tem feito um grande trabalho nas eleições no Ceará, com transparência, com rapidez, com eficiência. É, inclusive, parceiro da Câmara Municipal de Fortaleza, nas ações que a Câmara tem desempenhado nos bairros da Cidade, através do Projeto ‘Meu bairro, nossa Câmara’. Então, nós estamos aqui, mais uma vez, pra prestigiar esse novo Juiz, que toma posse agora e, obviamente, toda a direção, a condução do Tribunal Regional Eleitoral que, como eu disse, presta um grande serviço ao Ceará”, ressaltou o Presidente Gardel Rolim.
O novo Titular do TRE-CE, Érico Silveira, assumiu a vaga de seu antecessor, o Juiz David Sombra Peixoto, que encerrou seu segundo mandato. A nomeação do empossado, foi assinada pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 27 de junho. Silveira ratificou a responsabilidade exigida pelo novo cargo de Titular da Casa.
“É uma responsabilidade grande. O Tribunal Regional Eleitoral, ele nos traz esse aspecto de tamanha responsabilidade com a população do Ceará, com cidadania a ser exercida pelo povo cearense. Eu agora, na condição de titular, após passar quase quatro anos, três anos e dez meses, na condição de suplente, venho exercer esse mister, com a responsabilidade necessária, a fim de que a opinião e a vontade popular, ela finalmente possa vir a prevalecer”, disse o Juiz.
O empossado também falou sobre os próximos passos na condução de suas atividades como Juiz Titular do TRE-CE.
“Eu vou dar sequência realmente à continuidade, os números do Tribunal Regional Eleitoral, que são puxados e buscados pelo nosso Presidente, Desembargador Raimundo Nonato, hoje, ele realmente, ele tem esse viés de dar uma celeridade, de dar uma envergadura muito grande e a gente vai dar continuidade a esse trabalho, firme, que vem sendo feito, no sentido de dar celeridade no julgamento e nas respostas à população”, afirmou o Magistrado.
O recém-empossado Presidente do TRE-CE, Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos ressaltou as qualidades do Juiz Érico Silveira e o ganho da sociedade com a Titularidade do novo empossado.
“O Doutor Érico é um Juiz que já está há algum tempo conosco, na categoria jurista. Ele já está há mais de três anos conosco, como suplente e, agora, ele vem, tomando posse hoje, na categoria jurista, mas, como titular. Então, a Casa ganha, a Justiça Eleitoral ganha, e a sociedade cearense também ganha, porque é um grande magistrado, é um grande jurista e ele tem dado uma contribuição imensa para a nossa comunidade cearense. Tem uma missão grande, porque a gente se prepara, nesse exato momento, para as eleições municipais, que irão correr no próximo ano de dois mil e vinte e quatro. Então nós já estamos preparando aí todo o aparato da Justiça Eleitoral, em termos de cartório, em termo de todas as ferramentas necessárias, e o doutor Érico vem para poder nos ajudar, nesse momento que a gente reputa um momento muito importante”, disse o Presidente do TRE-CE.
Novo Juiz Titular do TRE-CE
Natural de Fortaleza, Francisco Érico Carvalho Silveira é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) desde 2004. É mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela mesma instituição. Em outubro de 2019, assumiu como juiz substituto da Corte do TRE-CE. Assumiu a vaga de seu antecessor, o Juiz David Sombra Peixoto, que encerrou seu segundo mandato. A nomeação do empossado, foi assinada pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 27 de junho.