A cidade de Sobral celebrou na noite de ontem, 26, a reabertura da Sala de Cinema Cine Falb Rangel, localizada na Casa da Cultura. O espaço, que passou por uma completa requalificação, volta a ser um dos principais pontos de exibição de filmes no Ceará, com uma programação acessível e totalmente gratuita, integrando as ações de revitalização cultural promovidas pelo Instituto ECOA em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral.
Após aproximadamente 3 meses de reforma, o Cine Falb Rangel ressurge como um espaço completamente renovado. Entre as melhorias estão a substituição de todas as poltronas, agora com áreas destinadas para pessoas com deficiência e obesidade, novos sistemas de som e projeção, tratamento acústico e climatização. Essas atualizações tem como objetivo garantir ao público uma experiência cinematográfica moderna e confortável, com acessibilidade e segurança reforçadas.
A noite de reinauguração contou com duas exibições especiais: o documentário “Falb Rangel – Da Luz ao Som”, que narra a trajetória histórica do cinema em Sobral, e o filme “Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry. A programação emocionou o público com produções que celebram a memória e a cultura audiovisual.
A solenidade de reinauguração contou com a presença de autoridades locais, entre as quais, o prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, a secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, e Mendes Júnior, diretor-presidente do Instituto ECOA. Juntos, vão celebrar o legado de José Falb Rangel, pioneiro do cinema sobralense e que dá nome à sala de cinema pública, marcando a importância do espaço para a história do audiovisual na região.
“É um orgulho pra gente ter o único cinema 100% público que resiste e permanece em atividade no estado do Ceará. Por isso, é tão importante que a gente preserve e garanta infraestrutura pra esse espaço”, ressaltou o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.
Democratizando o acesso à cultura audiovisual
O Cine Falb Rangel assume um papel crucial na democratização da cultura, oferecendo ao público de Sobral e região acesso gratuito à Sétima Arte. O espaço, que anteriormente realizava uma programação com até 7.920 espectadores anuais, agora tem a missão de ir além, fortalecendo a produção audiovisual local e abrindo portas para cineastas independentes e o cinema autoral cearense.
A modernização do espaço físico também amplia a atuação do Cine Falb Rangel. O local foi pensado como um pólo de convergência cultural, oferecendo mais do que sessões de cinema, mas proporcionando um ambiente de aprendizado e socialização, com atividades voltadas para o movimento cineclubista e programas de formação de novos públicos, reforçando o papel do cinema como um agente de transformação social.