Prefeitura de Fortaleza lança a 15ª edição do Prêmio Sefin de Finanças Públicas

326

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretarias Municipais das Finanças e da Educação, lança nesta segunda-feira (19/05), a 15ª edição do Prêmio Sefin de Finanças Públicas Municipais, com o tema “O tributo como instrumento promotor da sustentabilidade ambiental”. As inscrições dos alunos já podem ser feitas pelos professores por meio do fortalezadigital.fortaleza.ce.gov.br

O Prêmio Sefin de Finanças Públicas tem como objetivo principal possibilitar a inserção do conteúdo da Educação Fiscal nas escolas, estimulando o exercício contínuo da cidadania entre os estudantes da rede pública e privada de Fortaleza.

Karina Oliveira, gerente da Célula de Educação Fiscal, defende que “o Prêmio tem a função social de despertar nos estudantes a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos, e a temática deste ano deve trazer uma reflexão mais madura aos alunos sobre conscientização ambiental”, afirma a auditora fiscal.

Nesta edição, além dos desenhos, poemas e redações, os alunos terão ainda a categoria “Jogo Digital” e as escolas contarão com a categoria “Iniciativa Pedagógica”, ambas com a temática Educação Fiscal. O game deverá ser desenvolvido por meio da plataforma scratch apresentando desafios e uma reflexão acerca da importância socioeconômica dos tributos.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 22/09/2023. Os trabalhos dos alunos deverão ser enviados entre os dias 19/06/2023 a 29/09/2023, por meio da página do Prêmio Sefin, disponível no banner principal do Fortaleza Digital.

Categorias e quem pode concorrer

Poderão concorrer ao Prêmio alunos das escolas públicas e privadas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1ª à 3ª série do ensino médio.

Categoria I (1º ao 4º ano do EF) – desenho à mão livre;
Categoria II (5º ao 8º ano do EF) – Poema;
Categoria III (9º ano do EF e 1º ao 3º ano do EM) – Redação (texto dissertativo-argumentativo);
Categoria IV (9º ano do EF e 1ª à 3ª série do EM) – Jogo digital
Categoria V  (Escolas de educação básica situadas em Fortaleza) – Iniciativa Pedagógica

Premiação dos alunos

Serão premiados os 1º , 2° e 3° lugares, nas Categorias I, II, III e IV com 1 (um) smartphone por aluno. Já na categoria V, o prêmio será 1 (um) notebook por escola.

Os professores (orientadores) de alunos com trabalhos vencedores em qualquer das Categorias I, II, III e IV receberão R$1.500,00 como incentivo à Educação Fiscal no âmbito da sala de aula.

Sobre o tema dos trabalhos

Nas Categoria I, II e III, os trabalhos deverão abordar o seguinte tema: O tributo como instrumento promotor da sustentabilidade ambiental. Nas Categorias IV e V, os trabalhos deverão abordar a temática Educação Fiscal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here