Prédio da Seduc no Ceará ganhará nome de Paulo Freire

40

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou projeto de lei que denomina com o nome do educador Paulo Freire a sede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), no Cambeba. A proposta foi do deputado estadual Elmano de Freitas (PT).

Em 2021 foi comemorado o centenário do educador, um dos brasileiros mais citados em publicações acadêmicas no Exterior, com pensamento pedagógico assumidamente político e voltado para a transformação. A proposta foi aprovada pelos deputados estaduais do Ceará na quarta-feira, 20.

Paulo Freire

“Foi o mais celebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais” Destaca Elmano de Freitas

Na proposta, Elmano diz que Paulo Freire “foi o mais celebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais”, tendo levado as parcelas desfavorecidas da sociedade “a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação”.

Paulo Freire é o patrono da educação no Brasil. A estreita relação de Freire com temas políticos é motivo de crítica por parte de conservadores, a ponto de, décadas após a morte, ser tratado como inimigo por aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2019, o então ministro da Educação Abraham Weintraub comandava a pasta quando chamou o monumento do educador brasileiro, na frente da sede do ministério, em Brasília, de “lápide da educação” e afirmou que o pedagogo “representa esse fracasso total e absoluto”.

O próprio presidente da República já criticou Paulo Freire, referindo-se a ele como “energúmeno”.

Jornal O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here