Péssimas campanhas e problemas financeiros deixam o futebol cearense em baixa

22



*Por Hariádina Salveano


O momento é crítico para o futebol cearense. Os três principais times do Estado não tiveram êxito nas batalhas para sair da situação atual. Verdão do Cariri foi à primeira equipe rebaixada, para Série D com uma das piores campanhas da Série C desse ano. O Icasa acumula problemas financeiros e fez uma campanha de péssimo aproveitamento, 14,6%. O time que começou mal a competição, perdendo em casa para o Fortaleza, encerrando sua participação de maneira melancólica.


É uma derrocada meteórica do clube que, em 2013, ficou a um ponto de conquistar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, brigando pelo acesso até a última rodada.


Em 2014, má campanha na Série B e os primeiros problemas de gestão financeira já davam conta de que as coisas no Icasa não iam bem. O time começou 2015 com atrasos salariais para a maior parte do elenco. Na Série C deste ano, por mais de uma vez houve ameaça de greves por parte dos atletas que chegaram a ficar com salários atrasados em quatro meses.


O Fortaleza, pelo sétimo ano consecutivo permanece na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro e mias uma vez viu o acesso escapar de suas mãos por pouco. Mesmo depois de uma excelente primeira fase. O Castelão foi o palco do empate da equipe com o Brasil de Pelotas, que garantiu o acesso para a equipe visitante e deixou os mais de 63 mil torcedores do Fortaleza inconformados com a derrota.


Entrando em campo como favorito, o Leão do Pici repetiu a história do ano passado, quando empatou com o Macaé, por 0 a 0, no Rio e depois ficou no 1 a 1, em Fortaleza, não conquistando o acesso. Nos dois casos, terminou a primeira fase disparado na liderança do Grupo 1 e jogou contra o quarto colocado do Grupo B.


Já o Ceará continua em sua corrida contra o rebaixamento. Perdeu para o Criciúma por 3 a 0, o alvinegro cearense permanece na zona do rebaixamento, ocupando a 18ª colocação, com 26 pontos, 8 pontos a menos do que o 16ª colocado que é o primeiro fora da zona, podendo ser rebaixado caso não reaja nas próximas oito rodas.


O Ceará Spot Clube tem um caminho difícil daqui para frente. São quatro jogos com equipe que lutam diretamente pelo acesso à elite do futebol brasileiro: Botafogo, América-MG, Vitória e Bragantino. O próximo aniversário será o Boa Esporte de Minas Gerais, que está em 19ª na tabela, apenas dois pontos atrás do Ceará. 


E assim os torcedores vivem situações de tristeza e amargam maus momentos com nosso futebol, ainda aguardam o desenrolar da Série B na esperança de poder comemorar a permanência do Vovô de Porangabussu. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here