Parlamentares enaltecem a criação do Plano Fortaleza 2040

15


Na tarde desta quarta-feira, 11, no plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza, o presidente Salmito Filho (PDT), após receber das mãos do Secretário Eudoro Santana, do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), o Plano Fortaleza 2040, deixou o documento à disposição dos parlamentares para que seja então apreciado pela Casa. Os vereadores parabenizaram a ação da PMF.


O líder do governo, vereador Evaldo Lima (PC do B), destacou que este plano, Fortaleza 2040, traz de volta a cidade para as pessoas. “Esse documento é imprescindível para discutimos Fortaleza como uma política permanente no Estado. Me desafia a continuidade desse projeto para além de qualquer governo”.


O pedetista Antonio Henrique saudou Eudoro Santana e a equipe que elaborou o projeto e evidenciou que, para uma cidade ser planejada, precisa ter um projeto de execução a longo prazo. “Não podemos, como vereador, pensar com imediatismo. O que o Prefeito e Governador estão fazendo não é pensando no hoje, e, sim no futuro de nossa cidade. Quero parabenizá-los por esse trabalho”.


Deodato Ramalho (PT) disse ter ficado feliz em ver Eudoro Santana, com quase 80 anos, com jovialidade. “Esse projeto traz para além da arquitetura uma poesia. De fato um trabalho vigoroso na perspectiva de Estado. É de suma importância pensar a cidade para os próximos 24 anos. Parabenizo por essa coordenação na pessoa de Fausto Nilo, presente a sessão, do que este homem representa para a cultura cearense e para a arquitetura”, disse.


O petista Acrísio Sena, disse vir acompanhando este trabalho há um bom tempo. O vereador enfatiza que a sua maior fixação pela cidade refere-se ao Centro de Fortaleza. “Venho debatendo o Centro e tenho fixação por aquele espaço simbólico para o povo cearense. Já passaram várias gestões e diversos estudos e o local continua no mesmo formato. Falo, pois, 80% dos espaços culturais da cidade estão dispostos naquele lugar a gente vê o Theatro José de Alencar subutilizado. O Centro só tem vida no período da manhã”, relatou.


Ao final, o presidente Salmito Filho, parabenizando a iniciativa do Poder Executivo, destacou a importância do Plano para a cidade. “É um projeto para a cidade, uma política para além dos partidos, coligações e Governo, e que deverá ser institucionalizada como uma ferramenta de planejamento, tendo como exemplo o Plano Plurianual”, apontou o parlamentar


Frisando a criação de uma Comissão Especial na CMFor para apreciar a proposta, Salmito Filho ressaltou o papel do Poder Legislativo na construção do Plano. “Cada mandato vai receber o projeto e poderá apresentar contribuições ao Plano”, ponderou.



Câmara Municipal de Fortaleza – Com informações de Adriana Albuquerque