A ordem de serviço para a requalificação da Praça do Ferreira, no Centro, foi assinada na manhã de hoje, terça-feira (8/7), pelo prefeito Evandro Leitão e o governador do Ceará, Elmano de Freita. A intervenção será realizada em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza) e seguirá o projeto original dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, responsáveis pela última grande reforma da praça, ainda na década de 1990.
Orçado em R$ 8 milhões, o projeto será executado em uma única etapa, com previsão de conclusão até novembro deste ano. Segundo o prefeito Evandro Leitão, a obra terá o objetivo de causar impacto mínimo no comércio local e nos frequentadores do Centro de Fortaleza.
O Governo do Estado investirá R$ 4 milhões na obra, por meio de convênio. O governador Elmano de Freitas destacou o valor simbólico da Praça do Ferreira e elogiou a atuação da gestão municipal.
Durante a execução das obras, o acesso ao comércio da região será mantido. Entre os serviços previstos estão a requalificação completa do piso, com preservação da paginação original; implantação de travessias elevadas; construção de quiosques; instalação de fontes interativas; e restauração da Coluna da Hora. O arquiteto Fausto Nilo ressaltou o papel do poder público na revitalização dos centros urbanos.
“Precisamos cuidar do coração das cidades. Este projeto busca reabilitar os aspectos físicos e espaciais da Praça do Ferreira e, com isso, dar novo fôlego a todo o Centro. As noites da região central voltarão a ter vida. Ainda há muito a ser feito, mas esperamos que esta obra estimule a valorização da história profunda deste lugar. É um tema urgente e deve ser compartilhado com toda a sociedade”, defendeu Nilo.
Além da reforma da Praça do Ferreira, a atual gestão tem planos para, até 2028, fazer uma requalificação completa do Centro de Fortaleza, com a instalação de Zonas Azuis de estacionamento, além de um corredor tecnológico entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa.
Acolhimento da população em situação de rua
Durante a assinatura da ordem de serviço, Evandro comentou ainda sobre o acolhimento da população em situação de rua que ocupava a praça. Assim como em outras intervenções da Prefeitura de Fortaleza, os trabalhos de escuta e busca ativa estão sendo realizados pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDs), comandada pela vice-prefeita Gabriella Aguiar.
“Nós estamos fazendo um processo de acolhimento e tendo a oportunidade de ouvir a população em situação de rua em toda a cidade. Aqui na Praça do Ferreira não será diferente. A vice-prefeita Gabriella fez um trabalho de busca ativa e ouviu a história dessas pessoas, para fazer o melhor encaminhamento possível, seja via aluguel social, seja em abrigos ou em clínicas terapêuticas. Nosso objetivo é levar dignidade a essas pessoas e não registramos nenhum problema durante o processo”, afirmou Evandro




