Aos 26 anos, o cearense Bruno Barreto assume a presidência da Juventude Socialista Brasileira (JSB). Com trajetória marcada pelo movimento estudantil, já presidiu a JSB no Ceará, foi secretário nacional da organização e hoje atua no Governo Federal. Sua eleição tem o apoio de lideranças como Denis Bezerra.
Durante o 14º Congresso Nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB), realizado nos dias 29 e 30 de maio de 2025, em Brasília, o cearense Bruno Barreto foi eleito presidente nacional da entidade. Aliado político do ex-deputado federal e secretário de Relações Federativas do Governo do Ceará, Denis Bezerra, Bruno assume a presidência da JSB aos 26 anos, após uma trajetória de intensa militância no movimento estudantil e no fortalecimento da juventude socialista.
Graduando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já presidiu a Juventude do PSB em Fortaleza, foi secretário nacional de Movimento Estudantil da JSB e presidente estadual da organização no Ceará. Atualmente, ocupa o cargo de coordenador-geral de Programas e Projetos para a Juventude no Governo Federal, vinculado à Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
“Assumir a presidência nacional da JSB é o maior desafio da minha vida até agora. É uma missão que carrego com orgulho, porque o PSB transformou a minha visão de mundo e me mostrou que a política é, de fato, uma ferramenta de transformação social. O partido despertou em mim uma paixão que vai além da militância, é um compromisso com o Brasil e com a juventude”, destacou Bruno.
O Congresso evidenciou a força de mobilização e a representatividade da juventude do PSB. Jovens de todas as regiões do país participaram ativamente dos debates e construíram uma agenda propositiva. “Tivemos um congresso incrível, com gente que atravessou o país de ônibus para estar aqui. Isso mostra o quanto essa juventude acredita no projeto socialista democrático que defendemos”, completou o novo presidente da juventude do PSB.
A eleição de Bruno acontece em um momento de expectativa por mudanças na direção nacional do partido. Nomes como o do prefeito do Recife, João Campos, e do senador cearense Cid Gomes estão entre os mais cotados para assumir a presidência e vice-presidência do partido, respectivamente. O ex-deputado federal Denis Bezerra, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Relações Federativas do Governo do Ceará, também tem sido apontado como peça importante na nova articulação política da legenda.
Para Denis Bezerra, a nova eleição de Bruno Barreto representa não apenas a continuidade de uma militância ativa, mas também a renovação política que o Brasil precisa.
“Foi no diálogo com jovens como o Bruno que surgiu uma proposta concreta e urgente, que tive a honra de transformar em Projeto de Lei: a iniciativa que garantiu a suspensão temporária das dívidas do FIES durante a pandemia. Uma política pública construída a partir da juventude e que hoje impacta diretamente a vida de milhares de estudantes em todo o país. Isso é política real. É a juventude sendo levada a sério”, afirmou Bezerra.