O Cariri cearense respira cultura nas mais diferentes áreas da criação e produção

62



Termina amanhã, terça feira 17 de novembro, com os shows do Marcos Lessa e Cidade Negra, em Juazeiro do Norte a 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas se credencia como um dos maiores eventos de cultura do Brasil. A Mostra acontece em 24 cidades do Cariri, região sul do Estado do Ceará e integra linguagens artísticas e culturais nas mais diferenciadas áreas da criação e produção, promovendo o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação entre artistas.


A Mostra começou na última sexta, 13 de novembro com a proposta de contribuir para a construção e difusão da identidade regional, brasileira e universal. O evento vem revelando, divulgando e apoiando artistas, formando platéias, articulando saberes, proporcionando diversão e reflexão intercaladamente, consolidando a interação e o compartilhamento de conhecimentos que perdurem, influenciem e transformem o conceito das comunidades, das cidades, do Estado do Ceará e da sociedade brasileira como um todo.


Contribui, ainda, para o desenvolvimento econômico da Região do Cariri, aquecendo as vendas, gerando empregos temporários, aumentando as vendas no comércio local e no crescimento do turismo regional.


A Mostra Sesc Cariri de Culturas, em 2015,  desenvolveu, mais uma vez, o processo de seleção por meio de edital e com o aval de uma curadoria composta por artistas cearenses com formação multilinguagem, além de técnicos de cultura do Sesc. Como parte significativa da programação, realiza-se o Seminário Arte e Pensamento, que busca definir conteúdos, permitindo assessorar coletivamente a programação da Mostra quanto à reflexão dos temas urbanos, considerando os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais do Cariri.


Com 17 anos de existência esse ano, a Mostra se consolidados no calor da busca permanente pela excelência das ações culturais, sem esquecer de vincular a cultura com a valorização e preservação do patrimônio ambiental, através de ações educativas representadas por um dos símbolos naturais da Região do Cariri, símbolo da Mostra, “O Soldadinho-do-Araripe”.


A Mostra tem significativo valor no que diz respeito à contribuição cultural, ao estímulo, à divulgação e à promoção da cultura. A promoção do intercâmbio de diversas culturas é sempre citada como a maior contribuição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, além do desenvolvimento cultural, a integração entre as classes da sociedade, a oportunidade de aproximação das pessoas e o conhecimento de culturas diferentes. 


Com informações do site mostracariri.sesc-ce.com.br