Livro sobre o mestre artesão Espedito Seleiro será lançando durante o Dragão Fashion

19


A Editora Senac Ceará lançará, durante o Dragão Fashion Brasil 2016, nesta sexta-feira, 6/5, a primeira publicação inteiramente dedicada ao registro das criações do mestre do couro de Nova Olinda. O livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro“, escrito e organizado por Eduardo Motta, será lançado, às 19h, no Estande da Livraria Senac Ceará do Dragão Fashion Brasil 2016, que acontece no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, na Av. Vicente de Castro, no Mucuripe. O lançamento contará com a presença do Mestre da Cultura, diplomado com o Edital Tesouros Vivos da Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).


MESTRE DA ARTE EM COURO


Espedito Veloso de Carvalho, nascido em 1939, é um mestre da cultura tradicional popular reconhecido por trazer na arte de seu traço a memória da história do couro. O Mestre herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios, tornando-se conhecidos na cidade como seleiros. Espedito tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado exigiram mudanças. Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, desenvolveu um novo modelo do calçado em couro usado pelo homem do sertão. Sabia desde o início que era preciso oferecer algo novo para conquistar os clientes, então agregou às técnicas tradicionais do seu ofício a sua inventividade e foi assim que nasceu o criador que conquistou as passarelas e as vitrines de grandes marcas da cena da moda no país.


“No conjunto dos artefatos criados por Mestre Espedito – roupas, bolsas, calçados, objetos utilitários e itens de mobiliário – estão ancorados elementos decorativos e técnicas ancestrais no trato com o couro”, afirma Eduardo Motta, consultor e editor de moda, diretor criativo e de conteúdos da Radar – Inteligência e Projetos de Moda, que assina também os livros A História do Calçado no Brasil e O Lugar Maldito da Aparência.


“Pelas mãos dele, esses elementos deram origem a objetos que compreendem uma fatia suculenta da constituição histórica do País. História gravada a ferro, fogo, punhal e bala por tropeiros, vaqueiros, cangaceiros e ciganos que povoaram o interior do Nordeste, paradoxalmente adornados por cuidados estéticos refinados na confecção de roupas e outros objetos de uso”, destaca Motta sobre o legado do Mestre e a relevância desse projeto.


Espedito Seleiro foi nomeado Mestre da Cultura cearense em 2008, a partir do Edital Tesouros Vivos da Cultura, lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).


Sua arte em couro é reconhecida mundialmente e já esteve presente nas passarelas e no design de móveis. Em 2011, o artesão foi reconhecido com a Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo Ministério da Cultura.


SERVIÇO


Lançamento do livro Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro

Data: 06/05/16 (sexta-feira)

Local: Espaço da Livraria Senac – Dragão Fashion Brasil – Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza

Horário: 19h30

Autor: Eduardo Motta



Fonte: Senac