O cenário político cearense nos últimos dias têm sido movimentado. Na manhã desta segunda-feira, 02/10, Cid Gomes foi destituído do cargo de presidente estadual do PDT. O deputado federal André Figueiredo reassumiu a presidência do partido no Ceará.
Os políticos cearenses começaram, então, a se manifestar nas redes sociais, pela forma como a presidência foi retomada. Inclusive políticos de outros partidos expressaram seu repúdio a destituição brusca. Dentre as manifestações, o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (sem partido), o líder do Governo Romeu Aldigueri (PDT/CE), o ex-líder do governo, o deputado Júlio César Filho e o De Assis Diniz, ambos deputados Estaduais do Partido dos Trabalhadores.
Oficialmente, o PDT adota uma postura de independência em relação ao Governo do Estado. Contudo, na prática, a ampla maioria já integra a base, tanto que o líder do Governo na Alece é o pedetista Romeu Aldigueri. Na Casa, dos nove deputados do PDT, apenas Cláudio Pinho, Antônio Henrique e Queiroz Filho adotam postura de oposição. Já na bancada federal, só André Figueiredo.
Em nota, a assessoria de comunicação do senador Cid Gomes (PDT), afirmou ter sido surpreendido pela decisão de Figueiredo. O senador comunicou ainda que deverá se reunir com lideranças do partido para definir quais serão os próximos passos.