Hospital São Raimundo celebra 50 anos em noite memorável

19



Na última sexta, 11 de dezembro, a cidade de Várzea Alegre comemorou meio século de existência, de uma das instituições de saúde mais importantes da região Centro Sul e Cariri, o Hospital São Raimundo, que para a população é um patrimônio de Várzea Alegre.


O hospital que tem como entidade mantenedora a SAMIVA, Sociedade Assistência Médica Integrada de Várzea Alegre, nasceu como o nome Casa de Saúde São Raimundo Nonato, hoje Hospital São Raimundo.


A instituição conta hoje com 64 leitos, centro cirúrgico com duas salas equipadas, mantém os serviços de Clínica Médica, Cirurgia, Traumato Ortopedia, Obstetrícia, Pediatria, Oftalmologia e Urologia. Tem seu corpo clínico formado por 30 médicos, 12 enfermeiros, 38 técnicos e auxiliares de enfermagem, 2 farmacêuticos. No total, são 120 colaboradores. Toda essa equipe se reveza 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo o funcionamento do Hospital São Raimundo no atendimento aos casos de urgência e emergência, além de internamentos eletivos.


Para celebrar cinco décadas de serviços várias atividades foram realizadas nos últimos 4 meses, fechando com a entrega da Comenda 50 anos do Hospital São Raimundo, aos profissionais de saúde, gestores e colaboradores, que contribuíram na construção dessas cinco décadas de história e serviços prestados.


Foram agraciados com a comenda os ex funcionários, os ex diretores, os atuais funcionários, os médicos e vários gestores que colaboraram nesses 50 anos com o crescimento do hospital. Dentre eles os ex- secretários de saúde do Ceará, João Ananias, Arruda Bastos, Ciro Gomes e o atual secretário da Saúde do Estado Henrique Javi. O ex prefeito de Várzea alegre, José Helder, e o atual Vanderlei de Sousa, o secretário municipal de saúde Fernando Fernandes, o deputado estadual José Sarto e o deputado federal Odorico Monteiro.


Para o diretor técnico do hospital, Carlyle Aquino Sátiro, muito foi feito nessas cinco décadas no Hospital São Raimundo. “Estamos em plena evolução, porém precisamos avançar nos serviços oferecidos e mais resolutividade para atender mais e melhor a todos e todas que procuram nossa instituição”, destacou Carlyle.


Hoje o Hospital São Raimundo, que é um hospital Polo, atende 9 municípios, além de Várzea Alegre, Cariús, Cedro, Farias Brito, Umari, Baixio, Ipaumirim, Granjeiro e Lavras da Magabeira.


O secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, que representou Henrique Javi, destacou a importância estratégica do hospital, que desafoga quatro regiões de saúde. “O São Raimundo aqui, em Várzea Alegre, contribui como um cinturão, que ajuda as regionais na demanda de cirurgias eletivas, partos e outros procedimentos. É muito importante renovar o convênio com o hospital polo”.



Por Paulo Cesar Cariri